Modalidades coletivas são premiadas nos Jogos Escolares Brasileiros

Sergipe

08.11.2021

As modalidades coletivas da delegação sergipana carimbaram resultados empolgantes durante os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), cujas competições serão finalizadas nesta última sexta-feira, 5. Algumas equipes que avançaram foram premiadas nas séries Ouro, Prata, Bronze e Cobre. De acordo com o regulamento, a composição dos grupos vencedores ocorre da seguinte forma: os primeiros colocados de cada grupo se classificam para a disputa da série Ouro; os segundos para a disputa da série Prata; os terceiros para o Bronze; e os quartos colocados de cada grupo se classificam para a disputa da série Cobre.

O futsal sergipano, representado no JEBs pelos alunos atletas do Colégio Imaculada Conceição, do município de Capela, conquistou bronze na série cobre, após vencer por goleada de 5x1 o estado de Rondônia. Para o estudante Vinicius de Andrade Silva, capitão do time, esse resultado significa o trabalho baseado na coletividade. “A gente joga desde pequeno e sempre aprendemos a importância de estarmos unidos em um único propósito: que é dar o nosso melhor na quadra. Essa medalha é motivo de muito orgulho e alegria para todos nós”, disse o jovem.

 

Entusiasta do esporte escolar, o técnico da equipe de futsal, Valfredo Luiz também celebrou a conquista. “É uma medalha muito importante para Sergipe, Capela e para o Colégio Imaculada. Esses meninos lutaram até o fim, não desistiram. Isso representa o que há de mais virtuoso no esporte. Queria agradecer à CBDE pelo grandioso evento proporcionado aos nossos atletas, bem como a toda a equipe da  Superintendência Especial de Esportes pelo total apoio, parceiros que estiveram com a gente desde os Jogos da Primavera”, disse. 

 

O handebol masculino também conquistou medalha nos Jogos Escolares Brasileiros. A equipe do Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG), de Aracaju, foi campeã da série cobre, em uma disputa cheia de emoções contra o Acre. O time sergipano iniciou a competição perdendo nos primeiros minutos do primeiro tempo. No intervalo, a treinadora Taize Ribeiro colocou em prática um sistema tático que deu certo: no segundo tempo, Sergipe virou o placar e venceu a partida por 12x8. 

 

As cerimônias de premiação ocorreram no início da tarde desta quinta-feira, 4. A do handebol contou com a participação da superintendente Especial de Esportes da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), Mariana Dantas; do presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho; do deputado federal Fábio Mitidieri; e do superintendente de Relações Institucionais da Câmara de Vereadores de Aracaju, Jorginho Araújo.

 

Mais destaques

 

Mesmo não medalhando no JEBs, o basquete feminino fez história. Na fase classificatória, Sergipe venceu a equipe de Alagoas (27x2), e de Roraima (54x8), jogos que garantiram a passagem direto para a primeira divisão da competição. Na quinta-feira, 4, as atletas participaram das competições da série ouro. 

 

“Nossa equipe jogou contra a equipe de Minas Gerais e infelizmente o placar não foi favorável para a gente, porém a sensação é de dever cumprido. Nossas garotas do IDFG representaram muito bem nosso estado na primeira divisão. Orgulhoso dessas guerreiras. Cabeça erguida e vamos que vamos, porque o jogo não pode parar”, disse o técnico Thiago Cerqueira.

 

As meninas do Vôlei de Praia também concluíram sua participação no JEBs nesta quarta. As atletas Joanna Santana Conceição e Yasmin Santos Morais, do IDFG, ficaram em 5º lugar na classificação geral.