Sergipe realiza Jornada Pedagógico 2023

Sergipe

10.02.2023

A Jornada Pedagógica da Rede Estadual de Ensino, promovida pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), iniciou na quarta-feira, 8, no Teatro Tobias Barreto. Ela inaugura o ano letivo de 2023 com o tema ‘Escola: Espaço de Encontros - Possibilidades pedagógicas para o efetivo processo de ensino/aprendizagem’. Comprometido em trabalhar arduamente pela educação de Sergipe, o governador do Estado, Fábio Mitidieri, participou do primeiro dia da Jornada, juntamente com o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.

A Jornada, que seguirá até o dia 17 de fevereiro, representa um momento fundamental para que cada unidade escolar planeje o percurso pedagógico do ano. A escolha da temática leva em consideração a necessidade de reafirmar o espaço de encontros com os saberes e fazeres pedagógicos, a fim de efetivar o direito de aprender das crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Na entrada do teatro, grupos folclóricos recepcionaram os participantes da Jornada com manifestações artísticas representativas da cultura sergipana. Já a abertura da solenidade contou com a apresentação musical da aluna do Colégio Estadual Barão de Mauá e do Conservatório de Música de Sergipe, Ágatha Henriques, participante da edição de 2022 do programa The Voice Brasil. A Jornada também contou apresentação do grupo de dança Cadeirarte.

O governador iniciou sua fala elogiando a apresentação da cantora Ágatha. “A sua voz melhorou meu dia e me deu ainda mais disposição. Você é um patrimônio sergipano e da escola pública”, disse o governador, ao parabenizar a aluna. Para ele, este é um dia que celebra o fomento à educação, através da união entre professores, gestores, alunos e toda a sociedade. “A transformação verdadeira começa pela educação. Pra mim, é uma honra e alegria trabalhar pelo meu povo. A educação sempre será prioridade em nosso governo, saibam que vocês têm um governador amigo, que tem coragem para mudar e determinação para avançar, porque o futuro começa agora”.

Fábio também assegurou que o governo vai trabalhar constantemente para oferecer toda estrutura necessária às escolas, a fim de que os professores e alunos tenham condições necessárias para desempenhar suas atividades escolares. “Todo jovem e professor terá o apoio do nosso governo, meu e de Zezinho”, enfatizou, reforçando que pretende retomar os Jogos da Primavera, incentivando a prática do esporte nas escolas.

O acompanhamento psicossocial na Rede Estadual de Ensino também é meta do plano de Governo de Fábio e foi assegurada em seu discurso. “As escolas públicas precisam ter o acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais e este é um compromisso nosso. Vamos fazer a melhor rede de ensino do estado de Sergipe e promover o melhor ensino do estado, e é valorizando, cada vez mais, os professores que faremos com que a educação de Sergipe cresça ainda mais, vamos desenvolver nosso Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e mostrar que temos um ensino de qualidade. Já ampliamos o ensino integral em nosso estado de 76 para 100 escolas e queremos chegar a 154”.

O secretário Zezinho Sobral destacou a disposição e trabalho de Fábio, mencionando suas propostas de governo para a educação de Sergipe. “Sua atitude está conquistando muita gente”, disse, citando as metas de ampliação do ensino integral nas escolas que foi de 76 para 100, o ensino de avanço, a melhoria da receita do Fundeb, a formação profissional do jovem para o mercado de trabalho ou área acadêmica, o programa Estudante Monitor, o programa Bolsa Aprendizagem para as famílias em situação de vulnerabilidade social, além do projeto de atividade psicossocial.

“Já temos um projeto na área psicossocial para implantarmos nas escolas, vamos apresentá-lo até o fim do mês para que ele seja executado até o final do ano. Esta será mais uma meta cumprida”, completou Zezinho, reforçando a defesa do governo pela bandeira da educação. “Temos os melhores profissionais de Educação do estado de Sergipe e todo esse movimento apresentado aqui é para dizer que a Seduc confia na competência dos senhores e senhoras para cuidar dos jovens e crianças. Sei que eles estarão nas melhores mãos”.

Claudete dos Santos é professora há mais de 30 anos e especialista em Psicomotricidade. Ela atua como coordenadora da Escola Alceu Amoroso Lima, situada no bairro Aeroporto, e falou sobre a importância da Jornada. “É uma ação fundamental para que uma educação de qualidade aconteça efetivamente. Aqui se reúne toda a equipe em prol de melhorias”.

Dayvid Dennis Figueiredo é gestor do Centro de Excelência Professora Ofenísia Soares Freire. Ele concorda com a colocação da colega. “A Jornada é essencial para o planejamento, temos contato com professores, gestores e alinhamos as atividades do ano”.

Também estavam presentes na abertura da Jornada a secretária de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Mariana Dantas; o secretário de Estado do Governo, Cristiano Barreto; o secretário municipal da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu; o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana; e a deputada estadual Maisa Mitidieri.

Sobre a Jornada Pedagógica

Participam da Jornada professores e professoras, gestoras e gestores escolares, coordenadoras e coordenadores pedagógicos, trabalhadoras e trabalhadores administrativos e de apoio operacional nas escolas, equipes pedagógicas da DREs e da Seduc, além de diretores e diretoras das DREs e dos departamentos da Seduc. O intuito é trazê-los para o centro do espaço de encontros, possibilitando que eles contribuam com os seus conhecimentos e capacidades colaborativas de aprender/ensinar, de planejar, socializar, difundir ideias e práticas pedagógicas, de forma a contribuir para os melhores índices de aprendizagem dos estudantes.

Ao longo do ano de 2023, as escolas públicas da rede estadual estarão empenhadas em contribuir para qualificar o fazer diário das equipes pedagógicas e dos professores, elaborando e/ou reelaborando os planos de ensino e planejamentos de aula, refletindo e ajustando os processos metodológicos de ensino e avaliação da aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades e competências, visando o desenvolvimento integral dos estudantes.

A ideia é desenvolver e utilizar estratégias pedagógicas coerentes com o perfil do estudante para a garantia de uma educação de qualidade, com melhores resultados e maior equidade na permanência e aprendizagem. Além disso, a Jornada busca dialogar e fortalecer a equidade na educação, pois é por meio dela que há a compreensão de diferentes contextos da vida, tanto dentro quanto fora da escola.

Também é pauta de discussão a consideração de que o processo educacional vem se transformando com o passar dos anos, permitindo a convergência dos papéis de professores e estudantes, fazendo surgir uma relação de troca entre os agentes, atuando no objetivo principal que é o desenvolvimento pleno do estudante, com a mediação do docente.