Sergipe se mobiliza para o Dia D - Dia Nacional de Discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular

Dia D da BNCC

02.03.2018

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Educação (DED), promoveu na manhã desta quinta-feira, 1°, no auditório do Colégio Estadual Nelson Mandela, na capital sergipana, a reunião sobre o "Dia D" - Dia Nacional de Discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Participaram do encontro os representantes das secretarias municipais, estadual e coordenadores das Diretorias Regionais de Educação (DRE´s). O Dia D acontecerá em todo o Brasil no dia 6 de março.

A diretora do DED, Gabriela Zelice, ressaltou que esta reunião foi pensada para  promover o alinhamento das ações. "Com isso é possível atribuir capilaridade as ações da BNCC e a elaboração do currículo. É com o Dia D que iremos levar as discussões sobre a implementação e elaboração do currículo sergipano para as escolas, ou seja, tratar diretamente com o gestor escolar e o professor".

O professor de matemática e representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Adailson de Jesus Silveira, afirmou que esta reunião para discutir as ações estratégicas para o Dia D só fortalece o trabalho que a Seed já vem realizando desde que foi homologada a BNCC.

"A Seed mobilizou as secretarias municipais e promoveu encontros e as jornadas pedagógicas. O Dia D vem justamente para reforçar este trabalho e fazer com que as secretarias engajem com mesmo propósito.  Assim os professores terão familiaridade com este documento e possam elaborar este currículo sergipano em parceria com as secretarias do Estado e municípios", afirmou Adailson de Jesus Silveira ao destacar que esta reunião é mais um momento para discussão e reflexão. "Alguns estados começarão o trabalho a partir do Dia D e, neste contexto, Sergipe já conta com uma participação colaborativa e serve de referência para outras localidades", disse.

A reunião contou com dois momentos:  primeiro, ás 9h, o diálogo foi com os representantes das secretarias municipais e coordenadores pedagógicos das DREs, para informar sobre o Dia D. Já o segundo instante, às 10h, foi destinando exclusivamente aos redatores de Currículo, na oportunidade, foram e transmitidas as orientações sobre a formação que acontecerá de 26 a 28 de março. 

Dia D

O Dia D tem como objetivo promover uma discussão nacional sobre a estrutura e as competências da BNCC em todas as localidades do País, envolvendo secretarias, escolas e comunidade escolar. Trata-se de uma aproximação ao texto homologado da Base, por meio de apresentações, atividades e dinâmicas propostas.

"O Dia D é uma mobilização nacional, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e com a Undime que visa mobilizar as escolas das rede pública e privada na próxima terça-feira, 6 de março, para realizar a leitura e a discussão da BNCC", esclarece Gabriela Zelicie, diretora do DED.

BNCC

A BNCC é de um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a sua homologação aconteceu no dia 20 de dezembro de 2017 pelo

ministro da Educação, Mendonça Filho.

A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera desenvolver pelos alunos ao longo da escolaridade básica. Orientada por princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. A Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Este documento deverá nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. A  implementação da BNCC está prevista na Meta 2 do Plano Nacional de Educação (PNE).