Sergipe tem terceiro melhor percentual de inscritos presentes no primeiro dia de Enem

Sergipe

06.11.2018

Dos 77.048 estudantes inscritos em Sergipe, 78,3% participaram da aplicação do exame. Enquanto a média nacional de ausentes chegou a 24,9% do total de inscritos, em Sergipe esse percentual foi de apenas 21,7%, o terceiro menor do país

Segundo dados apresentados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em coletiva de imprensa realizada neste domingo, 4, Sergipe foi o terceiro estado com melhor percentual de presentes no primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2018. Em todo o país, estiveram ausentes 24,9% dos inscritos e, no estado, esse percentual foi de apenas 21,7%.

Para a coordenadora pedagógica do Curso Pré-universitário da Secretaria de Estado da Educação (Preuni/Seed), professora Gilvânia Guimarães, esse dado verificado em Sergipe pode estar relacionado a diversos fatores, como a consolidação de uma “cultura de preparação” específica para esse exame, pois, explica, “muitos estudantes deixavam de participar por não se sentirem confiantes para responder às provas”.

“Sergipe está em uma posição que nos deixa muito felizes: somos o terceiro estado com menor número de ausências; tivemos 78% de frequência dos inscritos neste primeiro dia de provas. Antes, tínhamos uma abstenção muito grande. Estudantes se inscreviam e não iam fazer as provas, e hoje superamos a média nacional de presentes”, comemora Guimarães.

Mesmo reconhecendo que os dados são gerais, ou seja, consideram todos os inscritos em Sergipe, das redes pública e privada, a coordenadora do Preuni afirma que se pode relacionar os percentuais apurados pelo Inep, também, a ações específicas da Seed voltadas a estudantes de ensino médio da Rede Estadual e egressos da rede pública, como o curso preparatório para as provas do Enem ofertado pelo governo estadual, o Pré-universitário, que atende, anualmente, a mais de cinco mil estudantes, em 29 municípios sergipanos, nos 44 polos de aulas presenciais do programa.

“Quando o estudante está melhor preparado, confiante, ele se sente seguro para responder a essa avaliação, e isso, certamente, eleva o número de presentes. Dos 77.048 inscritos, cerca de 18 mil encontram-se no universo de alunos que estão concluindo o ensino médio na rede pública estadual e que cursam o Preuni da Seed”, destaca a coordenadora do curso preparatório do Governo de Sergipe, ao salientar que a sensação “é de dever cumprido”.

Ações específicas

Segundo a professora Gilvânia, além das ações preparatórias para o Enem e demais vestibulares ofertadas pelo Curso Pré-universitário, a Seed possui uma política de assistência aos alunos da Rede Pública Estadual, concluintes do Ensino Médio, que contempla um leque de ações pedagógicas desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo.

“Os estudantes do Preuni contam com materiais didáticos exclusivos, produzidos por uma equipe de professores da Rede Estadual especializada em provas do Enem. Ao longo de nossa jornada anual de estudos preparatórios, ofertamos, além das aulas presenciais, das segundas às sextas, em todos os polos, realizamos aulas ampliadas de revisões – os aulões – , simulados online e presenciais, oficinas de redação com atendimento individualizado, e culminamos nossas ações com o acolhimento que prestamos aos participantes do Enem nos dias de aplicação das provas”, afirma, ao frisar que o retorno por parte dos alunos da Rede Estadual “é sempre muito positivo.

Dados

Com 77.048 inscrições, Sergipe representa apenas 1,4% do total de inscritos que, em todo o país, chegou a 5.513.749. Em Sergipe, o município com o maior número de inscritos foi Aracaju, com 30.574 participantes aptos a responder às provas, que representam 39,7% do total de inscrições.

Em todo o país, o estado teve a sexta maior taxa de acesso ao Cartão de Confirmação do Enem 2018, com 91,73% de acesso.

No primeiro dia de prova do Enem 2018, que chegou, este ano, a sua 20ª edição, 1.374.430 participantes faltaram (24,9%). Como a abstenção é um dado que considera os dois dias de aplicação, esse número pode diminuir, mas não aumentar.

Segundo dia

A aplicação do exame continua no próximo domingo, dia 11, com as provas de Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, com cinco horas de duração para resolução de 90 questões, 30 minutos a mais do que no ano passado.

Essa é uma das novidades da edição, que também ampliou, em cinco vezes, o número de detectores de ponto eletrônico. Os gabaritos e Cadernos de Questões serão liberados em 14 de novembro, no Site do Enem. Os resultados estão previstos para o dia 18 de janeiro de 2019.

*Com informações do Inep