Servidores da educação estadual e municipais recebem capacitação da Busca Ativa Escolar

Tocantins

26.11.2021

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, por meio da Gerência de Avaliação da Aprendizagem, apresentou na manhã desta quinta-feira, 25, através do seu canal no YouTube, a estratégia de Busca Ativa Escolar do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unifec). O Objetivo da reunião foi capacitar a equipe dos municípios que aderiram à estratégia Busca Ativa Escolar do Unicef, visando à execução do plano, a fim de garantir o direito à educação a crianças e adolescentes tocantinenses. 

A apresentação foi destinada aos servidores estaduais da educação, coordenadores operacionais, supervisores institucionais, técnicos verificadores dos municípios que aderiram à estratégia de Busca Ativa Escolar do Unicef,  além dos técnicos e supervisores das Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs).

A superintendente de Educação Básica, Markes Cristiana Oliveira dos Santos, enfatizou o quanto é importante implantar políticas públicas inclusivas, que não apena busque o aluno, mas que faça com que ele permaneça na escola. “Nós que trabalhamos com políticas públicas temos o dever de implementar o direito do estudante à educação”. A superintendente destacou ainda o quanto é importante contar com as parcerias e comprometimento do Unicef e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Para a presidente da Undime e secretária Municipal de Educação de Lajeado, Luiza Brasileiro, a busca ativa deve ser incansável, inclusive para fazer com que mais municípios possam aderir a esta estratégia e fazer com que cada vez mais o direito à educação seja expandido e trabalhado coletivamente. “Neste momento em que vivemos ainda uma pandemia, nunca foi tão importante e necessário realizar a busca ativa, e precisamos trabalhar em harmonia para atrair os alunos e garantir a eles acesso à educação”.

A coordenadora Estadual da Busca Ativa Escolar no Estado do Tocantins (BAE/TO), Diva Nunes Rezende, conduziu a reunião e intermediou a apresentação da estratégia de Busca ativa, realizada pela consultora da área de Educação do Unicef Brasil, Daniela Rocha Magalhães; pela articuladora do Unicef do Estado do Tocantins, Nayana Lorena da Silva Goes; pela coordenadora Estadual da Busca Ativa Escolar de Sergipe, Rute Dia Rosendo, e pela articuladora da Unidade Técnica de Orientação Educacional, Seila Pugas.

Na oportunidade, foram debatidos os seguintes temas: Busca ativa escolar do Unicef: O que é e como se faz?; Plataforma busca ativa escolar: da adesão ao monitoramento do estudante no retorno à escola; A experiência do estado de Sergipe na implementação da busca ativa escolar e Orientação educacional: interface com a busca ativa escolar.

Confira a apresentação na íntegra clicando no link a seguir:  https://www.youtube.com/watch?v=hs-V9eKvD1w

Por Juliana Carneiro/Governo do Tocantins