Servidores e gestores de Educação de 114 municípios participam de formação do Programa EducaTO realizado em parceria com a Seduc

Tocantins

20.03.2023

Cerca de 450 educadores e gestores municipais de educação de todo o Tocantins estiveram reunidos, em Palmas, nos dias 16 e 17 de março, para o II encontro Presencial do EducaTO. O encontro presencial do projeto EducaTO foi promovido pela Rede Colaboração Tocantins (RCT), União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O objetivo do encontro é aprimorar a gestão pedagógica para o fortalecimento das aprendizagens. Orientadores de estudos e supervisores municipais do projeto EducaTO de  114 municípios tocantinenses serão multiplicadores do conteúdo abordado nos dois dias de intensa programação. 

De acordo com a superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria de Sousa, “a Secretaria de Estado da Educação atua na articulação, no planejamento, no apoio técnico e material para que os encontros presenciais aconteçam. Essa é uma gestão que reconhece o papel do Estado de garantir a formação dos professores e técnicos das redes públicas de ensino. Consideramos que o aluno é do Tocantins, ora ele é atendido na rede municipal, ora na rede estadual, e, posteriormente, na universidade. Se a educação dos municípios melhora, a da rede estadual também avança, e o estudante chega à universidade preparado”, ponderou.

Para a supervisora municipal de Xambioá, Verônica Aguiar, os encontros contribuem efetivamente para as práticas em sala de aula. “Poder participar dessa formação presencial nos permite realizar um trabalho mais engajado, mais produtivo, pois este é um momento que nos proporciona um alto nível de conhecimento e ricas trocas de experiências”, relatou. 

Conforme a presidente da Undime-TO, Francinete Ribeiro, o EducaTO visa à melhoria dos processos de gestão e prática pedagógica, voltados para o fortalecimento da aprendizagem. A presidente destacou como o empenho da atual gestão estadual tem impactado positivamente nas ações em parceria com os municípios. “Estou na Undime desde 2013 e posso dizer com propriedade que a Seduc vive um momento muito importante nesse Estado. Essa é parceria verdadeira, de estar conosco, acompanhando e fazendo a educação acontecer, assim como o apoio na RTC”, enfatizou.

 

RTC

A Rede Colaboração Tocantins (RCT) foi constituída no início da pandemia da Covid-19 visando promover e garantir a educação pública, de gestão pública, laica, democrática, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada. Integram a iniciativa, a Undime-TO, o Ministério Público do Tocantins (MPE), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Associação Tocantinense de Municípios, além da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Núbia Daiana Mota/ Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira / Governo do Tocantins