Sesi MT e Seduc-MT firmam parceria para o II Festival de Robótica Educacional em Cuiabá

Mato Grosso

21.10.2025

Da Assessoria | Seduc-MT

Na manhã desta terça-feira (21), o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) firmaram parceria para a realização do II Festival de Robótica Educacional, que será realizado entre os dias 13 e 15 de dezembro, no Sesi Escola Cuiabá e anexo do Sesi Papa.

O evento é gratuito e tem como objetivo conectar educação, tecnologia e inovação, promovendo o aprendizado prático e o desenvolvimento do espírito criativo entre estudantes do ensino fundamental e médio. A iniciativa é uma realização conjunta do Sesi, Senai e Seduc-MT, e estimula o pensamento computacional, a resolução de problemas e o trabalho em equipe por meio de desafios de robótica educacional.

O superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, destacou a importância do projeto na transformação de vidas e no desenvolvimento de novas habilidades.

“Com esse evento nós conseguimos mudar a vida de muitas crianças e das famílias. Nós vemos que os participantes têm um outro nível cognitivo e, vendo esse talento, temos a certeza de que teremos representantes na etapa nacional e na internacional”, afirmou.

Já o secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, ressaltou o papel das parcerias na construção de uma nova cultura educacional dentro das escolas. “Entendo que dentro do estado estamos implementando uma cultura de estímulo nas escolas e promovemos o protagonismo juvenil. Tudo isso é resultado de parcerias como essa que estamos firmando aqui hoje”, explicou.

Também participaram da reunião o gerente de Educação do Sesi MT, Fernando Pereira, a gerente Executiva de Operações, Larissa Câmara, e a equipe da Gerência de Educação.

Evento é gratuito e tem como objetivo conectar educação, tecnologia e inovação.

Edição 2024

A primeira edição do evento superou todas as expectativas, atraindo um público superior a 10 mil pessoas. O torneio contou com a participação de mais de 1.000 competidores distribuídos em quatro modalidades de robótica, reunindo equipes de diversos estados brasileiros — entre eles Acre, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Estudantes de 9 a 18 anos colocaram à prova suas habilidades em programação e construção de robôs, enfrentando desafios que exigiram criatividade, raciocínio lógico e domínio técnico.