Simulado, “aulão”, raciocínio lógico, arte e movimento são trabalhados na EE Professora Delmira Ramos dos Santos

Mato Grosso do Sul

06.11.2025

Na Escola Estadual Professora Delmira Ramos dos Santos, em Campo Grande, os estudantes realizaram 04 atividades pedagógicas inclusivas, tratam-se de simulado e “Aulão” preparatório para o Saeb (Sistema de Avaliação de Educação Básica), bem como atividade intitulada “Arte em Movimento” e mais uma ação do projeto “Jogos Educativos Delmira Ramos”.

Simulado

Os estudantes do 9º ano participaram de um simulado preparatório para o Saeb, realizado na sala de tecnologia e elaborado pela professora Deva. A atividade teve foco exclusivo em questões de Língua Portuguesa, com o objetivo de fortalecer as habilidades de leitura, interpretação de texto e análise linguística dos estudantes.

Durante o simulado, os alunos puderam vivenciar uma experiência semelhante à avaliação oficial, respondendo a questões que exigiam atenção, compreensão textual e domínio da norma culta. A professora Deva destacou que a prática foi fundamental para identificar as principais dificuldades da turma e orientar os próximos momentos de estudo e revisão.

O uso da sala de tecnologia tornou o simulado mais dinâmico e interativo, despertando o interesse dos alunos e incentivando uma postura mais participativa. A atividade faz parte das ações da escola voltadas à preparação para o Saeb, reforçando o compromisso da equipe pedagógica com a melhoria do desempenho escolar e com a formação de leitores críticos e competentes.

Aulão preparatório

A unidade escolar promoveu, no dia 22 de outubro, um “aulão” preparatório especial para o Saeb com os alunos do 9º ano do ensino fundamental II, em um momento repleto de aprendizado, interação e motivação.

O encontro teve como objetivo reforçar os conteúdos e preparar os estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica, uma etapa importante para o desenvolvimento educacional e para o avanço dos indicadores da escola.

As aulas foram conduzidas pela professora de Língua Portuguesa Karen e professor de Matemática Paulo, que prepararam atividades dinâmicas, jogos, desafios e revisões voltadas para as competências exigidas na avaliação. Com estratégias diferenciadas e uma metodologia envolvente, os docentes conseguiram transformar o momento de estudo em uma experiência prazerosa e significativa.

Para tornar o “aulão” ainda mais especial, a atividade começou com uma apresentação de dança, que animou os estudantes e trouxe uma energia positiva para o início das aulas. O clima de entusiasmo e colaboração marcou toda a manhã, reforçando o espírito de equipe entre alunos e professores.

O evento foi organizado pelos professores das turmas, em parceria com a coordenação de área, a coordenação pedagógica e a direção da escola, que se empenharam em oferecer um momento de preparação diferenciada e motivadora.

“A escola parabeniza todos os alunos pela dedicação e agradece aos profissionais envolvidos pela iniciativa, que demonstra o compromisso coletivo com a melhoria da aprendizagem e o fortalecimento da educação pública de qualidade”, salienta diretora Gigliola Aparecida Penazzo Vinci.

Arte e Movimento

Os estudantes do 6º e 8º ano do ensino fundamental II, do componente curricular de Arte, participaram de uma atividade criativa e expressiva, coordenada pela professora Ivana.

A proposta teve como tema “Arte e Movimento”, e envolveu a confecção do boneco dançante, uma produção feita com papel e articulações móveis, que permite simular o movimento do corpo humano de forma divertida e artística.

Durante as aulas, os estudantes aprenderam sobre como o movimento pode ser representado nas artes visuais, explorando conceitos como equilíbrio, ritmo, expressão e coordenação motora. Cada aluno deu asas à imaginação ao criar seu próprio boneco, decorando-o com cores, formas e estilos variados, expressando diferentes emoções e gestos corporais.

A atividade proporcionou momentos de aprendizado, diversão e integração entre as turmas, além de estimular a percepção artística e a valorização do trabalho manual. A sala de aula se transformou em um ateliê animado, repleto de criatividade e entusiasmo, mostrando que a arte vai muito além do papel: ela ganha vida e movimento nas mãos dos alunos.

Jogos Educativos

Os estudantes do 6º ano do ensino fundamental II, participaram de mais uma ação do projeto “Jogos Educativos Delmira Ramos: A importância do brincar e do lúdico na formação do indivíduo”, sob coordenação do professor Mário Márcio, juntamente com a PCPI (Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras) Aidina Mota de Souza

A proposta da aula foi colocar o raciocínio lógico em prática, por meio de um quebra-cabeça desafiador, que exigia concentração, observação e trabalho em equipe. Os estudantes se envolveram com entusiasmo, trocando ideias, testando hipóteses e buscando as melhores estratégias para chegar ao resultado final.

“A atividade, além de promover o desenvolvimento do pensamento lógico e da resolução de problemas, também reforçou valores importantes como cooperação, paciência e persistência. A cada tentativa, os alunos demonstravam alegria e empenho, transformando o momento em uma verdadeira aula de aprendizagem e diversão”, lembra diretor adjunta Fabiana Ferreira de Souza.

“O projeto “Jogos Educativos Delmira Ramos” tem se mostrado uma excelente iniciativa para aproximar o conhecimento do cotidiano dos alunos, mostrando que é possível aprender brincando e se divertir enquanto se desenvolvem habilidades essenciais para a vida”, finaliza diretora

 Gigliola Aparecida Penazzo Vinci.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.