Sistema de prestação de contas do FNDE é assunto de reunião em Brasília

06.06.2014

    Na tarde dessa quarta-feira (4) as secretárias de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa; e Mato Grosso, Rosa Neide Sandes Almeida participaram de reunião com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Romeu Caputo, para tratar da dificuldade dos estados na prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, pelo sistema SIGPC, do FNDE. O ex-secretário de Mato Grosso, Deputado Ságuas Morais, também esteve presente na reunião.

    A presidente do Consed pleiteou ao presidente do FNDE por meio de ofícios enviados, em abril e maio deste ano, a prorrogação do prazo para a prestação de contas. O prazo inicial de entrega era 30 de abril de 2014. Em resposta a esse pleito, o FNDE prorrogou este prazo para 30 de junho de 2014. Como não há a migração de dados dos sistemas das secretarias para o sistema do FNDE, o preenchimento está sendo feito manualmente.

    A secretária Rosa Neide sugeriu a realização de uma reunião em Mato Grosso, com os técnicos dos estados interessados em conhecer e instalar o sistema desenvolvido no estado.  O sistema foi ajustado para fazer a integração com o SIGPC/FNDE/MEC , na “intenção de criar possibilidades para que os estados consigam inserir todos os dados da prestação de contas da merenda escolar via sistema”, completou a secretária.

    A intenção é que o encontro seja realizado na próxima reunião ordinária do Consed, no mês de agosto, em Mato Grosso.