Situação Carcerária é tema do 3º Concurso de Redação da DPU

Concurso de Redação

04.07.2017

Estão abertas as inscrições para o 3º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União, promovido em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação. O tema deste ano, “Mais Direitos, Menos Grades”,  busca promover o debate sobre a grave situação carcerária do Brasil, assim como divulgar o relevante papel da DPU na prevenção e combate às violações de Direitos Humanos, às pessoas em situação prisional do país.  

Podem participar estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, inclusive os da modalidade EJA, além de alunos em cumprimento de medida socioeducativa e dos que se encontram em situação prisional. O concurso é voltado para as redes públicas.

Além das secretarias estaduais e municipais, por meio do Consed e da Undime, a DPU tem como parceiros o Departamento Penitenciário Nacional e a Receita Federal do Brasil.

O concurso oferecerá prêmios aos alunos que enviarem as melhores redações sobre o tema do concurso. As três escolas que melhor desenvolverem os planos de sensibilização e mobilização junto à comunidade também serão premiadas. 

Os participantes em situação de privação de liberdade que desenvolverem as atividades de elaboração da redação num cômputo de 12 horas, terá a remissão de um (01) dia de pena.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de setembro pelo site http://www.dpu.def.br/concursoderedacao. Outras informações pelo e-mail dpunasecolas@dpu.gov.br ou telefone (61) 3318-1628.