Sonho de ser professor: estudantes Seduc apostam na importância do ensino e são aprovados em cursos de licenciatura

Piaui

01.02.2024

Responsáveis pela formação de profissionais capazes de transformar a educação do país, os cursos de licenciatura das universidades públicas localizadas no Piauí contarão com muitos acadêmicos oriundos das escolas Seduc que sonham em ser professores.

É o caso de Sâmyo Soares, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí. O aluno, de 17 anos, conta que o seu desejo por cursar História se deu no Ensino Médio. “Já tive uma boa relação com a educação na questão de licenciatura há muito tempo, mas no Ensino Médio se intensificou a parte de trabalhos que a gente desenvolvia na escola. A nossa escola desenvolveu um projeto que é o Centro de Ciências Humanas que, inclusive, tem uma boa relação de apoio com a Seduc. E nisso a gente foi desenvolvendo várias atividades e eu acabei me descobrindo ainda mais nesse ambiente acadêmico no sentido da licenciatura e da educação. O projeto aqui desenvolvido trazia justamente isso para o jovem do Ensino Médio, um ambiente de estudos que tivesse maior contato com a produção científica e acadêmica”, relata o novo acadêmico do curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Aluno do Ceti Álvaro Rodrigues de Araújo, localizado no município de Itainópolis, Emerson Ruan foi aprovado para o curso de Letras-Português na UFPI. Ele conta que a disciplina sempre foi a sua preferida na escola. “Foi a que eu mais me aprofundei em todo esse tempo de ensino fundamental e ensino médio, tanto na parte de gramática como na parte de literatura, principalmente literatura brasileira”, afirma. 

Para ele, fazer licenciatura é uma forma de transmitir o seu conhecimento a outras pessoas. “Eu escolhi fazer licenciatura pois eu vejo que o ensino deve ser repassado aos demais. Assim como eu tive chance de aprender com os meus mestres, os meus professores, eu vejo que também posso absorver tudo isso e repassar para as pessoas, para essa geração mais jovem que vai vir aí. E eu tento me preparar ao máximo para que eu possa ajudar pessoas, assim como eu fui ajudado”, afirma.

Já Géssica Oliveira, também aluna do Ceti Álvaro Rodrigues de Araújo, foi aprovada em Pedagogia na UFPI e reconhece que essa área é muito importante. “É uma área que é preparada para ensinar e cuidar das crianças, além de outras áreas que um pedagogo pode atuar. Os cursos de licenciatura têm grande importância, pois formam professores excelentes para trabalhar em sala de aula e passar muitos conhecimentos para os alunos. Acho muito importante, sim, os estudantes optarem cada vez mais pela área de licenciatura, é uma profissão incrível. Os professores são os formadores de todas as profissões”, finaliza.