SP lidera ranking de alunos de 6 a 14 anos matriculados na escola

Matrículas

05.02.2016

Uma pesquisa realizada pelo movimento Todos Pela Educação em relação à universalização de crianças e adolescentes na escola mostrou que o Estado de São Paulo possui os melhores percentuais entre todos os estados brasileiros. De acordo com o levantamento, a taxa paulista é a melhor com 99,3%, contra os 98,4% da média nacional entre estudantes de 6 a 14 anos. Os dados são referentes ao ano de 2014 e utilizam como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e noFacebook

A cidade paulista também lidera quando o recorte é feito pela faixa etária de 4 a 17 anos, com o percentual de 95,8% (no Brasil é 93,6%). É exatamente esse o público-alvo da Meta 1, traçada pelo Todos pela Educação e que prevê, até o ano de 2022, 98% das crianças e jovens matriculados e frequentando a escola, ou concluído o Ensino Médio no País.

Os resultados positivos na pesquisa são efeitos das inúmeras estratégias traçadas pelo governo estadual nos últimos anos. Em 2015, por exemplo, a Educação criou o programa “Quem falta faz falta” que reúne uma série de ações para a busca de alunos com altos índices de faltas ou em processo de abandono escolar. De maneira inédita, o percentual de ausências caiu para 10% e, a partir desse limite, as escolas já podem entrar em contato com as famílias e Conselhos Tutelares.

Avanços no Ensino Médio

O Estado se destaca também no atendimento do Ensino Médio, ficando em segundo lugar entre todos os estados da federação. O ciclo, que é um gargalo à educação do País, recebeu atenção redobrada da Pasta nos últimos anos, incluindo a expansão do modelo de tempo integral e dos programas de ampliação da jornada de estudos. O resultado direto foi detectado na pesquisa. Entre 2013 e 2014 foi identificado um aumento na média de 1,5% - saltando de 85,7% para 87,2%. Em números absolutos esse percentual representa 118.427 alunos a mais dentro da rede paulista.