Parceiro
07.03.2016A cerimônia de abertura da 11º edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero ocorreu nesta segunda-feira (07/03), no auditório da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Durante a cerimônia, foi assinado o novo acordo de cooperação técnica que renova o prêmio por mais cinco anos. O Consed esteve representando na abertura pela secretária executiva, Nilce Rosa da Costa.
O Prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), do Ministério da Educação (MEC), e da ONU Mulheres, que visa contemplar abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos, além de sensibilizar a sociedade para tais questões.
A representante da ONU Mulheres, Nadine Gasman, destacou a alegria de assinar um acordo que extenda por mais 5 anos. Uma oportunidade "para que meninas e meninos possam debater sobre a igualdade de gênero". Ela ressaltou que o prêmio é algo criativo. "É um chamamento aos jovens". Anna Gabriella Tempesta, representante do MCTI, apontou os avanços do prêmio, com destaque para a criação de um Comitê de Gênero no ministério.
A Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, em breve pronunciamento ressaltou a importância do Prêmio. A presidenta substituta do CNPq, Glenda Mezarobba, apresentou dados onde destacou a paridade entre homens e mulheres detentores de bolsas concedidas pelo órgão: "Em 2015 o CNPq tinha vigente 92.362 bolsas de estudo destas 46.111 foram concedidas a meninas e mulheres. O equilíbrio na distribuição de bolsas do CNPq nos orgulha e é motivo de grande alegria".
No encerramento, a secretaria de articulação institucional e ações temáticas da SPM, Rosali Scalabrim, pontuou a necessidade do avanço e não do retrocesso nas políticas de igualdades de gêneros no Brasil. "Precisamos continuar resistindo neste processo de construção de um mundo melhor e de igualdade de gêneros", finalizou.
Sobre o premio - O Prêmio Construindo A Igualdade de Gênero foi instituído em 2005, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e Ciência, que tem como objetivos estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no País; e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.
Com informações do CNPq