Super Fácil Educação efetiva 29 mil serviços um mês após inauguração

Amapá

04.10.2019

Por Caroline Mesquita

O Super Fácil Educação efetivou 29 mil atendimentos e recebeu 15.571 usuários, em um mês de funcionamento no centro administrativo da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá. Inaugurado no dia 29 de agosto, o espaço é destinado a profissionais da Educação, estudantes e comunidade em geral.

O ambiente é aberto de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e foi criado através de parceria entre a Seed e o Sistema Super Fácil Amapá, concentrando atividades que antes eram feitas de maneira isolada por centros e núcleos da secretaria.

Profissionais da Educação podem pedir qualquer tipo de licença, carta de lotação, documentação funcional, resolver questões relacionadas às férias, estágio probatório, entre outros serviços, no espaço, que também recebe estudantes, com emissão de declaração de escolaridade, dependência, certificados e matrículas. Tudo de forma célere, com mais conforto e atendimento humanizado.

O estudante Ricardo Nazaré da Silva, 25 anos, foi aprovado, em 2018, no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Ele buscou o Super Fácil Educação para solicitar seu certificado de conclusão do ensino médio.

“Não tenho do que reclamar. O atendimento é bom, o espaço é confortável, e cumpriram direitinho com o prazo para entrega do certificado. Já estou até com ele em mãos”, elogiou Ricardo.

Estrutura e novos serviços

O local conta com 22 boxes, sendo 17 de atendimentos para servidores da Educação, 5 para atendimentos ao estudante e 1 boxe de Ouvidora e Lei de Acesso à Informação (LAI), para toda a comunidade. O ambiente foi cuidadosamente pensado de acordo com as demandas e processos dos usuários da Educação, por isso, dos 55 processos ofertados inicialmente, mais 37 foram incorporados ao catálogo de serviços, que está sendo constantemente atualizado. É possível conferir o catálogo no site da Seed.

Outra novidade é o Escritório de Processos – grupo de trabalho focado na melhoria contínua dos serviços do Super Fácil Educação. Com a atuação do escritório, já foi possível atualizar, de maneira imediata, o prazo de execução de nove serviços.

“Antigamente, por exemplo, o usuário tinha que esperar dias para alterar dados bancários, incluir dependentes, fazer atualização cadastral, cadastrar e desbloquear senhas, entre outros serviços. Agora, ele já consegue isso imediatamente. Ele não precisa voltar até a Seed, para saber se o processo foi concluído, ou não. Já sai com o serviço feito nesses nove procedimentos”, pontuou o secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Seed, Dannielson Miranda.

Atendimento qualificado

Todos os atendentes do Super Fácil Educação foram selecionados por processo seletivo interno e passaram por curso de formação com carga horária de 80 horas. Eles receberam conhecimentos da estrutura da Seed e do Super Fácil, catálogo de serviços, ferramentas administrativas e acolhimento de usuários.

“Prestamos 29 mil serviços só neste mês de setembro. A ideia é dar atenção aos usuários, decorrer os processos antigos e dar entrada nas demandas atuais, buscando cumprir com os prazos, com um atendimento pautado na excelência, eficiência e respeito ao cidadão”, finalizou o gerente geral do Super Fácil Educação, Marcos Góes.