Talentos artísticos de estudantes de Almas são exibidos em evento do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini

Tocantins

05.06.2023

Descobrir, potencializar e incentivar as habilidades artísticas dos estudantes é o foco do concurso Reunião de Talentos, promovido pelo Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas. O projeto visa também apresentar à comunidade local as manifestações culturais por meio das aptidões dos alunos para a dança e as artes plásticas.

As modalidades do concurso foram de livre escolha dos participantes que puderam optar entre dança solo, dança em grupo, pintura em tela e desenho livre. Os candidatos foram avaliados por um corpo de jurados composto por servidores da unidade de ensino e alunos egressos da escola que observaram diversos critérios como criatividade, originalidade, temática, mensagem e técnica. Os três melhores classificados foram premiados com troféus. 

Para a estudante Sarah Barros de Almeida, que cursa o 9º ano do ensino fundamental, participar do evento foi uma experiência marcante. “Momentos como este nos fazem bem, pois valorizam a capacidade criativa de cada um, deixam as aulas diferentes e também fortalece a integração entre nós alunos”, relatou.

Um dos jurados da Reunião de Talentos foi Nonato Rodrigues de Melo, que é ex-aluno do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini. “Foi uma grata surpresa ser chamado pela escola onde estudei para atuar como jurado. É uma satisfação imensa para mim, pois meu amor pela pintura, meu Projeto de Vida foi lapidado por meio do incentivo de meus professores desta escola”, contou.

Conforme a psicóloga da unidade escolar, Kacilandia Araújo, ao incentivar os jovens a participarem do concurso “a escola busca também promover a competição saudável, estimulando-os ao desenvolvimento de suas aptidões, valorizando suas capacidades visuais e dando à comunidade a oportunidade de conhecer os talentos dos estudantes”, enfatizou.

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane de Oliveira/Governo do Tocantins