Taxa de analfabetismo entre pessoas acima de 15 anos tem diminuído em Sergipe

Sergipe

15.06.2023

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 12 de junho de 2023, o número de analfabetos em Sergipe caiu de 238 mil (em 2019) para 215 mil (em 2022). No ano passado, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais em Sergipe foi estimada em 11,7%. Ou seja, 88,3% das pessoas de 15 anos ou mais estão alfabetizadas em Sergipe. Esse valor foi 0,9 p.p. menor do que o verificado em 2019, que ficou em 12,6%. Entre 2016 e 2022, a redução foi de 2,2 p.p.

Estudos do Observatório de Sergipe, baseados nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE, apontam que a taxa de analfabetismo entre os sergipanos na faixa etária dos 15 anos e acima têm caído ao longo dos últimos anos. Em 2016, segundo o início da série histórica da pesquisa, a taxa era de 13,9% de sergipanos analfabetos nessa faixa etária. Em 2017 baixou para 13,7%, em 2018 caiu para 12,9% e em 2019 o indicador diminuiu para 12,6%, ou seja, mais jovens de 15 anos e acima dessa idade deixam o analfabetismo.

“A Seduc tem trabalhado muito para que mais sergipanos estejam alfabetizados. A mudança da realidade está na democratização do acesso à matrícula, no fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio, nos avanços da Busca Ativa Escolar no regime de colaboração dos municípios. Vamos elevar ainda mais os índices de Sergipe, destacou o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral.

Em todo o Brasil, uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5%. Dentre as metas a serem perseguidas estão a erradicação do analfabetismo absoluto e a redução em 50% da taxa de analfabetismo funcional para os próximos anos.

Soluções estratégicas

A Rede Estadual de Educação de Sergipe possui 318 escolas. De acordo com o Portal da Matrícula da Seduc, no ano letivo de 2023 estão matriculados 154.233  estudantes (dados registrados até 13 de junho de 2023). Desses, 15.056 são estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), 67.741 estão cursando o Ensino Médio, 7.526 cursam o Ensino Profissionalizante. O portal mostra, também, que 43.936 estudantes sergipanos estão no Ensino Fundamental - Anos Iniciais e 19.974 estão no Ensino Fundamental – Anos Finais.  

Ainda de acordo com o secretário Zezinho Sobral, uma gama de ações são colocadas em prática para que cada vez mais os indicadores sejam positivos e mais sergipanos saiam da faixa do analfabetismo. “Por meio do Serviço de Educação de Jovens e Adultos, queremos promover avanços no cenário educacional sergipano. Além dos jovens acima de 15 anos, também trabalhamos para assegurar a alfabetização de todos os alunos até o segundo ano do Ensino Fundamental, com a ampliação do programa Alfabetizar Pra Valer, distribuindo material complementar e de apoio pedagógico, garantindo a formação continuada de professores e gestores, dando apoio técnico e financeiro para as escolas e premiando aquelas com resultados mais desafiadores”, ressaltou o gestor.

“A Seduc trabalha para avançar na política de correção da distorção idade-série na educação básica, do Estado e municípios de Sergipe, com reforço para motivar ainda mais o aluno e acabar, de vez, com a evasão escolar. Várias ações já estão sendo aplicadas pela Seduc, como estimular ações com os municípios para alfabetizar 100% das crianças até os 7 anos de idade; aumentar o percentual de estudantes que concluem o Ensino Fundamental na idade certa – até os 14 anos; reduzir a distorção idade-série; aumentar a escolaridade da população, diminuir a evasão escolar; fomentar ainda mais a democratização do acesso à escola por meio da Busca Ativa Escolar”, complementou.

Matrícula 2º semestre

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura já está se preparando para o início do período de matrículas para o serviço de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o segundo semestre de 2023. O processo será feito nos mesmos moldes da campanha de matrícula para o ano letivo de 2023 no portal matricula.seduc.se.gov.br.

Das 318 escolas estaduais, 147 atendem ao público EJA, em todas as regiões de Sergipe. A idade mínima é de 15 anos completos para a EJA Ensino Fundamental  e de 18 anos completos para EJA Ensino Médio.

A primeira fase (renovação da matrícula dos alunos da Rede Pública Estadual) acontecerá de 24 a 27 de julho. Já a segunda fase (transferência entre escolas da Rede Pública Estadual) será de 28 de julho a 2 de agosto. E a terceira fase (para alunos candidatos a Rede Estadual) vai de 3 a 8 de agosto.