Técnicos da SED participam da Semana Nacional da Justiça Restaurativa

Justiça Restaurativa

25.11.2019

Campo Grande (MS) -  De 18 a 22 de novembro, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), está promovendo a Semana Nacional da Justiça Restaurativa, evento definido pelo Conselho Nacional de Justiça, como sendo a terceira semana do mês de novembro de cada ano.

Nesta terça feira (19.11), no Centro Integrado de Justiça (Cijus), ocorreu o Círculo de Fortalecimento Interinstitucional, com representantes das instituições que atuam no atendimento à criança e ao adolescente. Com a participação da Desa. Elizabete Anache, que responde pela CIJ, o evento visou apresentar o círculo como metodologia da Justiça Restaurativa, bem como favorecer um momento de aproximação entre as pessoas que representam as instituições e vivenciar esse trabalho no cotidiano.

Participaram da solenidade a coordenadora de Psicologia Educacional (COPED)Paola Nogueira Lopes, representando a Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, juiz Mauro Nering Karloh, da Vara da Infância e da Adolescência; o promotor Fernando Martins Zaupa, o defensor público Eugênio Luiz Dameão; a delegada Ariene Nazareth Murad de Souza, da Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude; Elton Nasser de Melo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS; Janusz Marian Danecki, bispo auxiliar da Arquidiocese da Capital; Elza Fernandes, secretária municipal de Educação; José Mário Antunes da Silva, secretário municipal de Assistência Social; Celso Almeida de Oliveira, superintendente de Assistência Socioeducativa;Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, superintendente Municipal de Proteção Social Especial.

No período da tarde (19.11) foi ministrada Oficina de Comunicação Não-Violenta, direcionada para servidores da rede de atendimento (Conselheiros Tutelares, servidores dos CREAS), com a participação da psicóloga da Coordenadoria de Psicologia Educacional da SED, Valquíria Rédua da Silva, técnico da Coordenação de Correção de Fluxo, José Augusto da Silva, técnica da Coordenação de Gestão Escolar, Eliana Verneque.

A Justiça Restaurativa é definida como um conjunto ordenado de técnicas, procedimentos e métodos próprios, a qual visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflito e de violência. No entanto, mais do que isso, a Justiça Restaurativa diz respeito a um paradigma, uma visão de mundo que busca prevenir ou solucionar conflitos por meio do diálogo.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul