Técnicos e gestores de escolas participam de treinamento sobre o programa Jovem em Ação e o Novo Ensino Médio

Tocantins

12.04.2022

A retomada das aulas presenciais e as mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio estão na pauta da formação sobre o modelo das escolas de ensino médio integral do Tocantins, oferecida pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Sonho Grande (ISG). O curso iniciou nesta segunda-feira, 11, no Colégio Estadual Elizângela Glória Cardoso (em Palmas) e continuará sendo ministrado em formato virtual nos próximos meses. 

De acordo com a Gerente de Educação Integral da Seduc, Ana Paula de Sousa Barbosa, o objetivo central da formação é fortalecer o modelo de gestão pedagógica das escolas que oferecem o ensino médio integral no estado, levando em conta as diretrizes do programa Jovem Ação, em consonância com o Novo Ensino Médio. A formação pretende ainda contextualizar e esclarecer sobre as inovações que estão sendo implementadas com o intuito de potencializar o aprendizado dos estudantes. 

Participam do treinamento aproximadamente 30 técnicos do ensino integral das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), representantes da Seduc (gerências de ensino médio, currículo e avaliação, gestão e supervisão). A ideia é que esses profissionais sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no treinamento. 

No Tocantins, são 29 escolas de ensino médio integral que adotaram a metodologia do Programa Jovem em Ação, elaborada pelo Ministério da Educação (Mec) para promover uma prática de ensino direcionada à transformar os sonhos de estudantes em Projeto de Vida. As unidades de ensino integral recebem fomento do Governo Federal e trabalham com o modelo pedagógico estruturado para incentivar o protagonismo e preparar os jovens a ingressarem no ensino superior e no mercado de trabalho. Aos estudantes são ofertadas atividades como aulas temáticas e práticas, disciplinas eletivas e estudos dirigidos.    

Instituto Sonho Grande 

O Instituto Sonho Grande é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em colaboração com estados e o terceiro setor para a melhoria da qualidade do ensino das redes públicas. Desde 2019, o Instituto Sonho Grande apoia a expansão do Ensino Médio Integral e avalia os resultados do modelo na aprendizagem dos jovens e na redução das desigualdades socioeconômicas no estado do Tocantins.

Cristiano Viana / Governo do Tocantins