Mato Grosso do Sul
26.05.2025A Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá, inovou mais uma vez, ao realizar com estudantes um simulado preparatório para a prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de forma totalmente digital, na última semana.
A ação, coordenada pelo PCPI (Professor Coordenador de Práticas Inovadoras ) Felipe Rodrigo de Oliveira Ferreira, em parceria com a coordenação pedagógica e com o apoio fundamental do supervisor de informática Bruno Silva Bartolomeu, foi realizada em sala de aula com o uso dos tablets da escola, utilizando a ferramenta Google Forms como plataforma de aplicação.
Sustentabilidade
“Pensando no meio ambiente, evitamos impressões e reduzimos o uso de papel, tornando a atividade mais consciente e sustentável — sem comprometer a seriedade e o formato tradicional de um simulado. Cada aluno permaneceu em sua carteira, concentrado, como se estivesse diante de um caderno de questões impresso”, menciona Felipe Rodrigo .
Tecnologia e aprendizagem
As avaliações foram cuidadosamente organizadas por descritor de Língua Portuguesa e Matemática, permitindo uma análise aprofundada do desempenho dos alunos. A plataforma gerou gráficos automáticos por descritor, o que possibilitou ao professor visualizar quais habilidades a turma já domina e quais ainda precisam ser reforçadas.
Diagnóstico em tempo real
Com os resultados disponíveis na hora, os educadores têm uma poderosa ferramenta diagnóstica em mãos, capaz de orientar intervenções pedagógicas imediatas, com estratégias mais eficazes e direcionadas às reais necessidades da turma.
“As imagens falam por si! Os alunos engajados, concentrados, e uma avaliação visualmente rica, com imagens e recursos que tornam a experiência ainda mais atrativa”, lembra”, diretor adjunto Elvecio Zequetto.
“Parabéns a toda equipe envolvida por promover uma prática que une inovação, sustentabilidade, tecnologia e intencionalidade pedagógica! Um verdadeiro passo à frente na formação de nossos estudantes”, finaliza diretor Fernando Silva da Cruz.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.