Terceiro período da Aprendizagem Contínua de 2023 nas escolas estaduais começa na quinta-feira (07)

Rio Grande do Sul

04.12.2023

Para garantir a recuperação das aprendizagens dos estudantes, bem como evitar a evasão escolar, a Secretaria Estadual da Educação dá andamento, no mês de dezembro, ao período de reforço nas ações pedagógicas para incentivar o protagonismo juvenil e qualificar o rendimento dos alunos. As atividades da Aprendizagem Contínua ocorrem a partir desta quinta-feira, 7 de dezembro, e seguem até o dia 15 de dezembro nas escolas estaduais.

Caso o estudante ainda mantenha a nota inferior a 6,0, o professor deverá garantir atividades complementares com vistas a desenvolver as habilidades essenciais, permitindo, assim, a consolidação das aprendizagens e a alteração da expressão do resultado em qualquer trimestre.
O docente, a partir das avaliações diagnósticas e de aprendizado, deverá utilizar metodologias ativas que incentivem o protagonismo estudantil, proporcionando a troca de experiências e a interlocução entre os agentes envolvidos no processo de aprendizagem a fim de consolidar as competências necessárias.

Recursos tecnológicos

Para que os alunos tenham recursos para estudar e repassar as questões mais importantes para a recuperação, a Seduc disponibiliza uma série de ferramentas que podem ser acessadas por computador, tablet e celular.

Entre elas, estão: uso de plataformas de leitura, como Elefante Letrado e Árvore de Livros; utilização de plataformas de estudo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, como Grapho Games e Khan Academy; disponibilização do Pré-Enem Seduc RS pela TVE-RS e pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

Estudantes monitores

Dentro do processo de recuperação das aprendizagens, o professor vai eleger alguns estudantes que já tenham as habilidades necessárias consolidadas, empatia com os colegas em dificuldade, que possuam interesse em ser monitor, além de ter como facilidade uma boa oratória para orientar a realização das atividades propostas. Estes alunos ajudarão os professores na organização contribuindo com o seu conhecimento e estímulo para incentivar que os outros também aprendam e recuperem suas aprendizagens.

Cadernos de Aprendizagem Contínua

O material complementar Cadernos de Aprendizagem Contínua é uma ferramenta para auxiliar os estudantes na consolidação dos conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática. As apostilas contam com três volumes com edições exclusivas para professores e alunos. Cada um dos volumes conta com cerca de 100 páginas e beneficia alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. A impressão dos cadernos foi realizada por meio de suplementação da verba de Autonomia Financeira. O valor total investido na impressão do material pedagógico Cadernos de Aprendizagem Contínua, foi de R$ 5.161.682,40.