Territórios de Educação apresentam resultados e boas práticas na Imersão da Gestão da Aprendizagem 2026

Bahia

28.01.2026

O segundo dia da Imersão Planejamento da Gestão da Aprendizagem 2026, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), está sendo marcado pela apresentação de resultados e boas práticas desenvolvidas nos territórios. Reunidos no Hotel Fiesta, em Salvador, até esta quinta-feira (29), os representantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) compartilham experiências que evidenciam avanços pedagógicos e de gestão. O encontro integra o planejamento do ano letivo de 2026, que começa em 9 de fevereiro. A agenda consolida o balanço do ciclo 2023–2025.

O destaque desta terça (27) foi o momento "Trajetórias que inspiram", dedicado à socialização das experiências exitosas construídas nos territórios. A atividade reforçou o papel estratégico dos NTEs na implementação das políticas educacionais da rede estadual. As apresentações evidenciaram ações conectadas às realidades locais. O foco esteve no acompanhamento pedagógico, na gestão orientada por dados e na melhoria da aprendizagem.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Pereira, ressaltou que os avanços devem ser analisados a partir das especificidades de cada território. “Nem todos partem do mesmo lugar, porque os contextos sociais, territoriais e culturais são distintos. Celebrar conquistas territorializadas é reconhecer o quanto cada NTE conseguiu avançar dentro da sua própria realidade”, afirmou. A abordagem valoriza trajetórias e superações concretas.

Entre os resultados apresentados, o NTE 21, do Recôncavo, avançou de 68,6%, em 2023, para 94,7% de escolas, em 2025, com 80% de presença no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exame nacional que mede o desempenho dos estudantes da Educação Básica. A diretora Lilia Cristina Peixoto dos Santos destacou que o progresso foi resultado da aproximação com as unidades escolares. “Identificamos fragilidades, fortalecemos o diálogo com gestores e professores e ampliamos o acompanhamento pedagógico”, pontuou.

No Médio Rio de Contas, o NTE 22 apresentou crescimento de 36,9 pontos na proficiência da avaliação formativa da 3ª série. “O resultado reflete a consistência do acompanhamento pedagógico e das decisões orientadas pelos dados educacionais”, afirmou a diretora Silvana Pereira. Já no NTE 23, da Bacia do Rio Corrente, a projeção de 96,32% de aprovação, em 2025, evidencia a efetividade do planejamento territorial. “O monitoramento sistemático das escolas, com acompanhamento personalizado por unidade e por estudante, junto com o alinhamento pedagógico com os professores, sustenta a aprendizagem desses jovens porque sabemos se estamos acertando ou se precisamos recalcular a nossa rota”, destacou a diretora Mônica da Silva do Carmo.

Fonte: Tita Moura - Ascom/SEC

Crédito Foto: André Fofano