Time de handebol do Piauí vai representar o Brasil em mundial no Qatar

Esporte e Educação

15.09.2017

O time de handebol formado pelos alunos da escola da rede estadual de ensino Caic Professor Balduíno Barbosa de Deus, atualmente, é a maior promessa do esporte piauiense. Com participações em diversos campeonatos nacionais e internacionais, a equipe Caic Balduíno possui 13 anos de estrada e acumula uma série de prêmios e títulos mundiais, orgulhando o Piauí e incentivando atletas por todo o estado.

“Acreditamos na qualidade e no sucesso da nossa educação, e que para os alunos evoluírem, a educação precisa ser prazerosa e vemos isso no Caic Balduíno. Com o feitio de ser tetra campeão brasileiro e vice-campeão mundial, é um fato inédito e que muito orgulha o Piauí”, afirma o governador Wellington Dias.

Com mais um título nacional, a meta agora é a competição mundial. “Focando nos méritos de 2017, a equipe ganhou pela 8ª vez o campeonato regional, ganharam também o Campeonato Brasileiro de Cadetes, que nos deu direito de representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano, que será na cidade de Assunção, no Paraguai. Na semana passada, conseguimos o tetracampeonato, que é um resultado inédito entre as escolas brasileiras e que nos fez sermos os representantes do Brasil no Mundial em Catar”, comenta o técnico do projeto Giuliano Ramos.

O grupo é fruto do projeto social iniciado em 2004, que visa retirar as crianças da ociosidade por meio do esporte. “É uma grande prioridade para a Secretaria de Estado da Educação, apoiar e ver os resultados tão brilhantemente, até porque sabemos a importância do esporte, da cultura e da educação, na vida dessas crianças, e, no caso do Caic Balduíno, temos todo o orgulho dessa pérola do Piauí. Vamos continuar apoiando, vamos continuar fazendo todo o possível para que eles sintam esse suporte da secretaria, porque potencial a equipe tem de sobra”, afirma a secretária da Educação, Rejane Dias.

“Entrei na escola em 2007, sem nenhuma intenção de jogar e, em 2011, eu conheci o handebol, mas só em 2012, depois do primeiro mundial que disputamos, eu realmente me motivei e de lá para cá, com muito treino, conseguimos nosso título e vamos para mais um mundial. Com o 4° título nacional, estamos realizados, pois essa é mais uma chance que teremos de mostrar nosso potencial”, destaca Felipe Rafael, goleiro do time.

Principais Conquistas

- 2º lugar - Mundial Escolar de Handebol (2014);
- 7º lugar - Mundial Escolar de Handebol (2012);
- Campeão dos Jogos Escolares da Juventude Masculino;
- Bicampeão do Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol;
- Hexacampeão do Nordeste na categoria Juvenil;
- Tricampeão da Copa Nordeste na categoria Cadete;
- 3º lugar - Jogos Escolares da Juventude.