Tire suas dúvidas sobre matrículas na Rede Estadual de ensino

Santa Catarina

22.11.2022

O primeiro período de pré-matrícula on-line para as escolas estaduais catarinenses em 2023 começa às 8 horas do dia 29 de novembro e vai até às 17 horas do dia 1° de dezembro de 2022 pelo site matrícula on-line. As vagas serão distribuídas por ordem de acesso. Também é necessário que o estudante possua uma conta no sistema gov.br. 

Para efetivação da matrícula, os responsáveis pelo estudante devem entregar os documentos nas escolas entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro de 2022. Saiba mais abaixo.

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE MATRÍCULAS:

Quando será o período de pré-matrículas?

Para as escolas que não farão sorteio de vagas, o período será a partir das 8h00min do dia 29 de novembro até às 17 horas do dia 1° de dezembro de 2022 pelo site matrículas on-line. 

Todo o processo será online?

O procedimento é dividido em duas etapas. A primeira é a pré-matrícula, feita em uma plataforma online, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo. A segunda é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola).


E quem não tiver equipamentos para fazer o cadastro online?

Todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar no cadastro dos estudantes.


Qual é o prazo para entrega da documentação exigida na pré matrícula?

A documentação deve ser entregue nas escolas entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro, no período de funcionamento da escola.


Qual é o critério para a seleção das vagas?

A reserva das vagas será feita por ordem de acesso. A partir da abertura do sistema, o usuário que selecionar antes uma das vagas disponíveis poderá fazer a pré-matrícula na respectiva escola. As vagas serão ocultadas do sistema na medida em que forem sendo preenchidas. 


Como fazer o cadastro no sistema gov.br?

O primeiro passo para a matrícula na rede estadual de ensino é criar um cadastro único no site gov.br clicando aqui, caso você ainda não tenha. Ao acessar o site, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o responsável deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.

Após essa etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o sistema pede a criação de uma senha.


Posso escolher vaga em qualquer escola?

Apesar de os responsáveis encontrarem diversas vagas disponíveis durante o cadastro, o zoneamento ainda deve ser considerado para efetivar a matrícula. O critério utilizado pela unidade de ensino é a comprovação de que o estudante mora próximo da escola. Essa confirmação será feita com o comprovante de residência que será entregue na escola. 


E se não houver mais vagas em escolas próximas?

Nesse caso, a orientação é fazer a matrícula na escola mais próxima do local onde o aluno mora. Há ainda outro critério, de proximidade com o local de trabalho dos pais, mas deve ser utilizado somente depois de atendidos os alunos que residem próximo à escola. Se os responsáveis não conseguirem vaga em escolas próximas, os alunos podem contar com o transporte escolar. 


É possível escolher pelo turno da manhã ou da tarde? 

O estado ofertará a vaga, o turno será escolhido conforme disponibilidade escolar.


Quais os documentos exigidos para a matrícula?

Veja abaixo a lista de documentos:

a) Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;

b) Cópia da Carteira de Identidade;

c) CPF; 

d) Cópia do Comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável. Caso não possua o documento em nome dos pais ou responsável, providenciar uma declaração do dono do imóvel juntamente com a cópia da carteira de Identidade do proprietário. Só serão aceitos como comprovantes de residência: Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação;

e) Cópia da Carteira de Vacina e declaração atualizada de vacinas emitido pelo Sistema Único de saúde;

f) Ficha de Matrícula Assinada ; 

g) Atestado de frequência e/ou boletim atual;

h) Cópia dos históricos escolares carimbados e assinados (Todas as séries anteriores). A entrega do Histórico Escolar terá prazo de até 30 dias do ato da matrícula, caso o candidato ainda não tenha possibilidade de apresentar o documento original.

 

E se os documentos não forem entregues até o prazo limite?

Na impossibilidade da apresentação da documentação indicada nas datas acima, o candidato perderá o direito à vaga. 


Há casos em que a matrícula será presencial? 

Sim, apenas nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo a educação quilombola e educação escolar indígena, entre os dias 28 de novembro e 16 de dezembro.