Tocantins adere à Olimpíada de Língua Portuguesa 2016; municípios podem se inscrever até final de abril

Língua Portuguesa

04.03.2016

Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins

Professores e estudantes da rede estadual de ensino do Tocantins já podem se inscreve na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) formalizou a adesão à iniciativa garantindo a participação das unidades escolares do Estado no concurso de produção textual e à formação de docentes ofertadas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

De acordo com a assessora de Língua Portuguesa da Seduc e coordenadora da Olimpíada no Tocantins, Roseli Bitzcof, para permitir a inscrição das escolas municipais é necessária a adesão das secretarias municipais de educação. “Os gestores têm até o dia 30 de abril para preencher o termo de adesão no Site da Olimpíada. Sem isso os professores e estudantes da rede municipal não poderão participar”, explica.

O concurso

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.  A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar onde vivem, aproximando a comunidade da escola.

Podem ser inscritos trabalhos em quatro gêneros: poemas (para alunos de 5º e 6º anos do ensino fundamental), memórias literárias (para 7º e 8º anos), crônica (para 9º ano fundamental e 1º do ensino médio) e artigo de opinião (para os estudantes de 2º e 3º anos do ensino médio). A iniciativa também propõe para o professor de língua portuguesa uma formação que o auxilie na reflexão e compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula.

Neste ano, os primeiros 100 mil professores inscritos recebem um DVD com a Coleção da Olimpíada, material que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita em quatro gêneros textuais.

Participações do Tocantins

Na 4ª edição do concurso aderiram à Olimpíada no Tocantins, 137 secretarias de educação municipais, totalizando em 2.773 estudantes inscritos, além de 1.698 professores participantes. Três educandos do Estado ficaram entre os finalistas: Wellington Pereira de Araújo, aluno do Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, de Palmas; Marcos Henrique Alves Chaves, estudante da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, de Cariri do Tocantins; e Daniely Lopes Barbosa, Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima, de Araguaína.

Para este ano, a Seduc está mobilizando as unidades de ensino para que o número de participantes seja ainda maior. “O Tocantins vem se destacando no concurso com quantitativo de inscritos e em 2016 não será diferente. Estamos divulgando nas escolas da rede estadual e também contatando os municípios para tenhamos uma participação que supere a última edição”, destaca Roseli.

Premiação

Os 500 alunos semifinalistas e seus professores receberão medalha, livros e participação de oficinas culturais e de formação. Os 152 alunos finalistas e seus professores ganham medalha e 1 tablet.  Para os 28 professores semifinalistas o prêmio será notebooks e para 20 alunos vencedores e seus professores: medalha, notebook e impressora. As escolas dos 20 melhores textos ganham 10 computadores, impressora, projetor com telão para projeção e livros.