Tocantins apresenta caso de sucesso em encontro nacional de educação

Tocantins

22.06.2015

Gestores responsáveis pelo Ensino Médio das Secretarias Estaduais de Educação de vários Estados do Brasil reuniram-se entre os dias 18 e 19 de junho, em Brasília, para a I Reunião Técnica do Fórum do Ensino Médio 2015, realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A subsecretária da Educação do Tocantins, Morgana Gomes, participou do encontro e dos debates que resultarão no Pacto Nacional Para o Ensino Médio do país.

O Tocantins foi um dos destaques no evento ao apresentar o caso de sucesso do Programa de Educação Financeira nas Escolas de Ensino Médio. Atualmente o programa está presente em 76 unidades escolares e atende cerca de 100 mil alunos. As aulas abordam práticas de educação financeira que vão desde orçamento doméstico até noções de bolsa de valores. O objetivo do programa é preparar os estudantes para lidar com recursos financeiros causando impactos na vida pessoal e familiar.

O encontro promoveu debates sobre novas propostas para o Ensino Médio, à partir das experiências exitosas de diversos Estados, como por exemplo a Educação Integral, em Pernambuco e Goiás; a Educação Técnica Profissional, no Ceará e Bahia; o Currículo, nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina; o Ensino Médio Noturno, nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo e Espírito Santo e o Ensino Médio Regular, com as experiências do Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

O Fórum do Ensino Médio foi criado pelo Consed para discussão e assessoria técnica nas discussões relativas ao Ensino Médio, na interlocução com o MEC e outros órgãos que elaboram políticas, programas e projetos para o segmento. Foi definido que o Fórum se reunirá a cada bimestre com o objetivo principal de alinhar propostas, formar um discurso comum em relação às melhorias do Ensino Médio no Brasil e proporcionar a troca de experiências entre os estados.