Tocantins divulga o nome dos estudantes que participarão da final do programa Jovem Senador

Tocantins

19.04.2022

As alunas Gabriela Ferreira Maciel, 17 anos, do Colégio Estadual de Itacajá, Raylane Assunção Lourenço, da Escola Estadual Cívico Militar São José Operário, de Paraíso, e Mara Daniella Rocha Cardoso, 15 anos, do Colégio Estadual Professora Oneides Rosa Moura, de Palmeirópolis, foram selecionadas para representar o Tocantins no programa Jovem Senador. 

Os nomes das três estudantes foram enviados pela Secretaria da Educação do Estado para a Comissão Organizadora Nacional. O resultado da seleção final que escolherá um representante por estado será anunciado no próximo dia 2. O vencedor participará da Semana de Vivência Legislativa, a ser realizada no Congresso Nacional, no período de 26 de junho a 1º de julho, em Brasília. 

Nesta edição, o programa Jovem Senador recebeu 1.762 redações de estudantes inscritos. O tema da redação foi 200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã.

Conforme informações da Comissão Organizadora os estados do Tocantins e Pará, cresceu em 120% o número de alunos participantes com relação aos inscritos em 2019, ano da última realização do concurso. Em 2020 e 2021, não foram realizados os processos de seleção do programa Jovem Senador, por causa da pandemia da covid-19. 

A estudante Gabriela contou que está muito feliz com o resultado e comentou sobre a sua redação. “Abordei sobre a necessidade de rever as questões de História do nosso país, para a promoção de um futuro consciente e sem a repetição de problemas que perpetuam por negligência governamental, e o que leva a injustiças sociais, devido ao comportamento de alguns líderes públicos”, frisou. 

A estudante Mara Daniella destacou os movimentos negros no período da independência do Brasil. “Eu abordei a forma como os negros lutaram para acabar com a escravidão, e citei exemplos como a Conjuração Baiana, o movimento que tinha como objetivos a emancipação do Brasil e a abolição da escravidão”, ressaltou. 

Josélia de Lima / Governo do Tocantins