Estado encerra participação nos Jogos Escolares Brasileiros com 13 medalhas

Tocantins

05.11.2021

Após seis dias de competições, a delegação do Tocantins encerrou nesta quinta-feira, 4, sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2021, com um total de 13 medalhas conquistadas pelos estudantes-atletas que vieram ao Rio de Janeiro, muitos pela primeira vez, participar da maior competição escolar do Brasil. O evento teve início no dia 29 de outubro.

Clay Rios, superintendente de Esportes, Juventude e Lazer, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e também chefe da delegação do Tocantins, ressaltou a importância da participação dos estudantes tocantinenses. "É gratificante ver os nossos estudantes participando de um evento como esse, pois gera um ganho escolar, físico e mental, com certeza isso ficará marcado na vida desses jovens. É um momento de intercâmbio e de muita aprendizagem".

A última medalha da delegação foi conquistada pelas estudantes-atletas do time de Futsal da Escola Estadual Indígena Mãtyk, de Tocantinópolis, que levam para sua comunidade medalha de bronze na série prata dos JEBs.

A capitã do time, Darcyara Apinajé, 14 anos, disse estar muito feliz em ter representado a delegação do Tocantins na modalidade Futsal.  “Foram muitos desafios para estar aqui, mas sempre lutamos para realizar esse sonho que parecia impossível. Tudo o que vivenciamos nesses dias será lembrado durante a nossa vida”.

Também nesta quinta-feira, as estudantes-atletas da Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues, de Palmas, ganharam medalha de prata no Basquete série bronze, e as estudantes do Colégio Dom Bosco, de Palmas, ganharam medalha de ouro na série bronze do Voleibol.

No total, a delegação tocantinense fecha sua participação nos JEBs com 13 medalhas. Veja a relação abaixo:

Delegação Tocantins

Atletismo

- Gabriela Gomes Tavares, 14 anos, Colégio João de Abreu, de Dianópolis (1 medalha de prata no arremesso de peso adaptado, 1 medalha de ouro no salto em distância adaptado; 1 medalha de ouro nos 80 metros rasos adaptado; 1 medalha de prata no 5x80 metros integrado - conquistada com a estudante Hanysabel Montel Silva, do Colégio Estadual São José Operário, de Paraíso do Tocantins)

- Kaysson Cardoso da Cruz, 13 anos, Colégio João de Abreu (1 medalha de bronze no arremesso de peso adaptado)

Ciclismo

- Josué Teixeira Feitosa, 14 anos, do Instituto Presbiteriano Araguaia, de Gurupi (1 medalha de prata na prova de 50 minutos mais 1 volta; 1 medalha de bronze na classificação geral dos pontos)

Karatê

- Ana Beatriz Azevedo, 12 anos, Instituto Presbiteriano Vale do Araguaia, de Paraíso do Tocantins (medalha de prata na categoria 54 quilos)       

Taekwondo

- Alexandre Tavares Batista, do Colégio Estadual José Professor Nezio Ramos, de Paraíso do Tocantins ( 1 medalha de bronze na categoria 37 quilos)

Vôlei de praia

- Isadora Lima e Heloísa Coutinho, da Escola Estadual Major Juvenal, Tabocão Tocantins (Medalha de ouro na série cobre do Vôlei de praia)

Futsal feminino

- Time de futsal da Escola Estadual Indígena Mãtyk, de Tocantinópolis (Medalha de bronze na série prata)

Basquete feminino

- Time de basquete feminino da Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues, de Palmas (medalha de prata na série bronze)

Vôlei feminino

- Time de vôlei feminino do Colégio Dom Bosco, de Palmas (medalha de ouro na série bronze)

Outros resultados

Além dessas medalhas, o Tocantins conquistou resultados inéditos em algumas categorias do Atletismo, como por exemplo, a 4ª colocação no Salto em distância pelo estudante João Lucas Oliveira, da Escola Estadual Professora  Augusta Vaz, de Combinado; 5ª colocação geral no Revezamento 5x80m pela equipe composta pelos atletas João Lucas Oliveira, Miguel Antônio dos Santos, do Colégio Estadual de Itacajá, Felipe da Silva Brito, do Colégio Estadual de Lavandeira, Gabriel Pereira Santos, do Colégio Estaual Ernesto Barros, de Colinas e Arthur de Sousa Cruz, da ETI Almirante Tamandaré, de Palmas.

Nos JEBs 2021, a delegação tocantinense contou com 259 integrantes, entre atletas e comissão técnica e competiu nas seguintes modalidades: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Natação, Tênis de mesa, Futsal masculino e feminino, Basquete masculino e feminino, Handebol masculino e feminino, voleibol masculino e feminino, Vôlei de praia, Taekwondo, Karatê, Wrestling e Xadrez.

Fábio Almeida/Governo do Tocantins