Tocantins inicia aplicação das provas do Saeb

Tocantins

17.11.2021

As escolas do Tocantins realizam, nesta semana, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estudantes matriculados nas turmas do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª e 4ª série do ensino médio. O Saeb consta de provas de Língua Portuguesa e Matemática, que poderão ser aplicadas no período de 8 de novembro a 10 de dezembro.

O Saeb é uma avaliação nacional, preparada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem a finalidade de nortear os indicadores educacionais na elaboração de políticas públicas para o Brasil, regiões, estados e municípios. Como também, serve para avaliar a qualidade e a eficiência da educação básica, e subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas no setor da educação.

Celestina Souza, gerente de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), explicou que é importante que os estudantes façam as provas. “Por meio do desempenho dos alunos na avaliação do Saeb, juntamente com o fluxo de aprovação, reprovação e evasão escolar, a instituição de ensino tem o seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, frisou.

É importante também lembrar que as provas serão realizadas obedecendo a todas as recomendações dos órgãos de Vigilância Sanitária. “Durante a realização das provas, as turmas serão dividas em duas e somente permanecerão na escola, os alunos que farão as provas do Saeb, medidas para evitar aglomeração. E será observado o uso de máscaras, a higienização das mãos”, frisou Celestina.

Conexão Saeb

Para preparar os estudantes para as avaliações do Saeb, a Seduc preparou um material de orientações para gestores, professores e estudantes. E orientou as escolas a realizarem simulados do Saeb, com o objetivo de esclarecer os alunos sobre as provas, como preencher os cartões respostas e os procedimentos que devem tomar, como guardar os aparelhos celulares nas mochilas, entre outros.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins