'Todos Juntos Pela Educação' reforça a aprendizagem dos estudantes paraenses

#TodosJuntosPelaEducação

24.08.2021

Com o retorno gradual das aulas presenciais, iniciado no último dia 02 de agosto, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), instituiu a campanha “Na Escola, Todos Pela Educação”. A iniciativa faz um convite aos alunos da rede pública estadual, para que retornem às escolas, de acordo com o Plano de Retomada e respeitando todos os protocolos de biossegurança em prevenção à Covid-19.

Outra novidade foi a reformulação do movimento “Todos em Casa Pela Educação”, criado em março de 2020, que sofreu adequações visando a nova realidade educacional, com o intuito de proporcionar maior suporte pedagógico aos estudantes que já retornaram presencialmente às aulas e para os que continuam de forma remota. A partir de agora, o projeto foi renomeado e passou a se chamar “Todos Juntos Pela Educação”.

Apesar da mudança, a iniciativa vai permanecer com as mesmas ações didáticas, como a disponibilização de áudios educativos por meio do Seducast Pará, conteúdos de aprendizagem através do Para Casa, a entrega dos cadernos de atividades estruturantes e compêndios impressos, além da plataforma digital Enem Pará, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

 

AULAS PELA TV

As videoaulas pela TV Cultura do Pará, transmitidas diariamente pelo canal desde o dia 30 de março de 2020, para 108 municípios do estado, também terão continuidade no movimento. O programa tem garantido o reforço nos materiais de estudos dos alunos, principalmente aos que vão fazer avaliações importantes no final do ano, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A cada dia, os estudantes têm acesso a conteúdos das disciplinas de História, Filosofia, Sociologia, Geografia, Língua Portuguesa, Educação Física, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia e Arte, de forma escalonada. De segunda a sexta, as videoaulas são transmitidas nos turnos da manhã (7h às 9h) e tarde (15h30 às 17h30). Já aos sábados, os estudantes podem reforçar os estudos no horário das 11h às 13h. Vale ressaltar que a acessibilidade é garantida às Pessoas com Deficiência (PcD), por meio de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A secretária adjunta de Ensino da Seduc, Regina Pantoja, disse que o movimento “Todos Juntos Pela Educação” se deu em decorrência do retorno presencial das unidades escolares. “Essa iniciativa surge como mais um reforço para o processo de ensino-aprendizagem. As ações visam a garantia de que nós continuaremos a fomentar práticas educacionais, a exemplo das videoaulas pela TV Cultura do Pará e todas as outras ferramentas pedagógicas que nós disponibilizamos anteriormente no movimento ‘Todos em Casa Pela Educação’”, frisou.

SEI

O Sistema Educacional Interativo (SEI), vinculado à Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), é um dos principais parceiros do movimento e está dando suporte às gravações das videoaulas que são transmitidas pela TV Cultura do Pará. Vale lembrar que, recentemente, esse importante núcleo de produção midiática educacional recebeu, do Governo do Pará, por meio da Seduc, melhorias em toda sua estrutura física, didática e tecnológica.

De acordo com o coordenador do SEI, Fellipy Soares, o programa foi uma das ferramentas que deu apoio às ações educacionais da Seduc, durante o momento crítico da pandemia, quando as aulas presenciais estavam suspensas. “Com o retorno gradativo das atividades, observamos a necessidade em dar o nome do programa para “Todos Juntos Pela Educação”, justamente para reforçar o compromisso com toda a sociedade sobre o processo educativo. Isso significa que, escola, família, sociedade, todos precisam estar literalmente unidos em prol de uma educação de qualidade”, pontuou o dirigente.

POLO METROPOLITANO 

Além das ferramentas pedagógicas já mencionadas, o Governo do Pará, por meio da Seduc, implantou no início de agosto o Polo Metropolitano Pré-Enem, na capital paraense, com o objetivo de garantir o conhecimento necessário e a competitividade aos alunos da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto é destinado para estudantes que residem em cinco municípios da Região Metropolitana, que estejam cursando a 3ª série do ensino médio em 2021, e por concluintes de anos anteriores.

Em breve, o programa também vai promover “aulões” itinerantes em diversos municípios paraenses, no formato presencial, com a participação de professores especialistas nas áreas do conhecimento cobradas no Enem. A expectativa é que mais de 300 estudantes sejam beneficiados em cada ação.

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)