“Trabalho aqui há 26 anos e estou muito feliz por esse momento”, diz merendeira da escola Guanabara

Amapá

07.03.2022

Na área central de Macapá, a renomada Escola Estadual Modelo Guanabara, iniciou na última segunda-feira, 7, o ano letivo de 2022, com espaços físicos revitalizados para receber os 590 estudantes do Ensino Fundamental I. O Governo do Amapá investiu R$ 513.887,19 na obra de ampliação e adaptação, oriundo do tesouro estadual e do Fundeb.

Na cerimônia de entrega dos novos espaços, que contou com presença do governador do Amapá, Waldez Góes, e a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, alguns servidores do quadro antigo da escola puderam externar suas experiências e histórias vividas ali e de que forma enfrentam as mudanças advindas da pandemia.

Entre esses, a merendeira Maria Balieiro contou que está há muito tempo na instituição e que as mudanças ocorridas são bem-vindas, porque significa que a escola está pronta para receber novamente os estudantes.

“Trabalho aqui há 26 anos e estou muito feliz por esse momento, recebemos uma cozinha nova e passamos por curso de manipulação de alimentos. Tudo para que nossas crianças sejam bem atendidas nesse momento de retorno à escola”, comentou a servidora.

Outra pessoa que faz parte da história da escola Guanabara é a professora Gilda Leray, que está há 29 anos educando gerações de estudantes da Escola Guanabara. Durante a cerimônia, ela representou os docentes da escola.

"Que início de ano motivador, que cada estudante nosso possa ter sempre as melhores condições pedagógicas e estruturais, para que o sucesso escolar deles seja uma certeza", disse a professora.

Ampliação e adaptação

As obras realizadas na Escola Estadual Modelo Guanabara contemplam a cozinha, calçada, pintura de todo prédio, troca de algumas portas e janelas, troca do forro e telhado. Também foi adicionado um banheiro para pessoas com deficiência e construída uma sala de planejamento e práticas pedagógicas.

Por: Bárbara Ribeiro