Trabalho científico sobre inclusão educacional desenvolvido por estudantes potiguares é premiado em feira internacional

Rio Grande do Norte

27.07.2018

Intitulado “Cultura e Identidade Surdas na escola estadual Juscelino Kubitschek: vozes de diversos sujeitos da comunidade escolar”, o trabalho científico, desenvolvido por três alunos da escola, localizada no município de Assu, no Rio Grande do Norte, foi premiado com três medalhas na 3ª Mostra Internacional de Ciência e Cultura (III MOCICULT), além de ser credenciado para outros três eventos científicos no Brasil e no mundo.

O artigo, desenvolvido por Endrew Sousa, Joyce Santos e Lucas Silva com a orientação do professor de libras Victor Mendes, é resultado das ações de estímulo e sensibilização com relação a inclusão social das pessoas com surdez ou deficiência auditiva realizadas em sala de aula. “Fizemos uma pesquisa para saber quais são as concepções de cultura e identidade surdas que a comunidade escolar da EEJK tem sobre a comunidade surda. Dessa pesquisa, nós produzimos o artigo”, afirmou o professor orientador.

Além do trabalho credenciado, o professor Victor Mendes ministrou uma oficina intitulada “Inclusão educacional em foco: “vozes” aos alunos surdos”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para as questões de inclusão educacional dos alunos com surdez. A partir das oficinas, os estudantes produziram pequenos vídeos que chamam atenção para a prática do bullying com estudantes com surdez, que foram publicados numa plataforma de vídeos online, como uma forma de levar conscientização para além dos muros da escola.

“Na oficina, com alunos ouvintes (não surdos) da EEJK, fizemos um estudo sobre a inclusão de surdos nas instituições de ensino. Como produto dessa oficina, os alunos produziam vídeos, nos gêneros stories, curta metragem e entrevista, com a finalidade de sensibilizar a comunidade escolar para educação de surdos. Todos os vídeos foram publicados no canal JKLibras”, contou Victor.

O trabalho desenvolvido pelos estudantes foi credenciado para participar da II Mostra Científica: ciência para redução das desigualdades, realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, de uma Feira Científica na Colômbia e da Expocientec 2018, no Paraguai.