Educação de Roraima realiza averiguação de rotas antigas e recém solicitadas

Roraima

19.02.2024

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está realizando a averiguação de rotas do transporte escolar. O trabalho teve início em novembro de 2023 e já passou pelo município de Normandia, e neste mês de fevereiro está percorrendo o município de Pacaraima.

Nove servidores do Date (Departamento de Apoio ao Transporte Escolar) estão envolvidos no trabalho, incluindo motoristas e técnicos. A averiguação servirá para rotas antigas quanto às novas que foram recentemente solicitadas pelas escolas.

Atualmente, 34 empresas terceirizadas realizam o transporte escolar para a rede estadual de ensino. 26 ônibus pertencem ao Programa Federal Caminhos da Escola. Juntos, são 785 veículos responsáveis por 617 rotas em todo o Estado, atendendo a cerca de 10,5 mil estudantes da zona rural.

“Percebemos que algumas rotas existentes podem ser passíveis de alteração devido a vários motivos. Por isso optamos por fazer a averiguação de todas as rotas”, disse a diretora do departamento, Maria das Dores Laranjeira.

Além das rotas as atividades giram em torno das mudanças de veículos, adição de veículos para uma mesma rota, adição de quilometragem de rota com o objetivo de levantar informações das reais necessidades da população.

Após realizarem o levantamento em Pacaraima, no mês de março está prevista a averiguação em Uiramutã. Em seguida seguem para os municípios de Amajari, Bonfim, Rorainópolis, Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Iracema. A ideia é que o trabalho termine no dia 21 de junho.

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed