Governo do Amapá amplia programa para reduzir atraso e abandono escolar nas comunidades tradicionais

Amapá

16.03.2022

Nesta segunda-feira, 14, o Governo do Amapá lançou o Programa Travessia - Povos Tradicionais, com objetivo de reduzir a distorção idade-série e o abandono escolar dos estudantes das comunidades do campo, quilombolas e indígenas, por meio de boas práticas nas escolas.

Implantado no Amapá em 2020, o Travessia amplia sua ação no estado para manter o aluno na escola e melhorar os índices da educação amapaense. A estratégia foi construída a partir das recomendações do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e será executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O Travessia - Povos Tradicionais atenderá 14 escolas com foco em estudantes dos 6º, 7º e 8º anos em situação de distorção idade-série, indicador que acompanha o percentual dos alunos com idade acima da esperada para série que estão cursando, por reprovação ou por abandonarem a escola nos anos finais do Ensino Fundamental.

Para isso, o programa vai promover o enfrentamento da cultura de fracasso escolar, por meio da construção de um currículo específico que possibilite aos estudantes oportunidades diferenciadas de aprendizagem e metodologias ativas.

O governador, Waldez Góes, ressaltou que, há alguns anos, o Estado trabalha estruturando agendas pedagógicas e políticas públicas entre Estado, prefeituras, parceiros e comunidade escolar, como a educação integral e o programa Criança Alfabetizada.

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“É preciso que toda a sociedade tenha maior percepção de que existem projetos pactuados, recursos aplicados e material produzido por professores amapaenses para a alfabetização na idade certa. Precisamos do engajamento da comunidade escolar neste processo”, afirmou Góes.

No Amapá, a taxa de distorção idade-série nos Anos Finais do Ensino Fundamental era de 37% dos 48.105 estudantes matriculados em 2020, desses 17.814 estudantes estavam em distorção idade-série, sendo a maior taxa no 6º ano, chegando a 40% dos matriculados. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual lembrou que a parceria com o Unicef ocorre em outras áreas também e os impactos da pandemia na Amazônia.

“O Unicef tem uma relação com o Estado de muitos anos nas agendas da criança, saúde e educação. Quanto mais forte for o trabalho na educação, mais evitaremos problemas em outras áreas. A Amazônia já era a região do país com mais vulnerabilidade social, se antes já exigia compromisso, agora, com a pandemia, exige mais esforço ainda”, ressaltou o governador.

Durante o evento de apresentação do programa, a chefe do Território Amazônico do Unicef, Judith Leveille reconheceu o trabalho em conjunto.

“Com esse projeto, podemos fazer uma grande diferença, por isso é importante que os gestores visitem todas as escolas da região e apoiem os professores, apoiem ações que incentivem o empoderamento comunitário, como o Travessias, articulado e implementado pelo Governo do Estado em parceria com o Unicef”, disse a representante.

Em 2021, a metodologia foi implementada em 7 escolas dos polos em Macapá, beneficiando 220 estudantes de 6 e 7 anos de idade, desses, 159 estudantes avançaram. De acordo com a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, os avanços são resultados dos investimentos em uma educação profissionalizada.

“Estamos dialogando a implementação de programas importantes, construindo uma educação profissionalizada, com um dos propósitos que é alfabetizar na idade certa, além da educação integral, e a redução da distorção idade-série, com programas estruturantes cuidamos das nossas crianças e jovens para termos um Brasil e um Amapá melhor, investindo na educação”, disse a gestora.

Para a secretária municipal de Educação do município de Itaubal, Karla Cristina, o apoio do governo para avançar na educação é essencial.

“Não é fácil trabalhar a educação, principalmente com todas as dificuldades que enfrentamos, mas, junto com o Governo do Estado, estamos de mãos dadas para implementar essas medidas nos municípios”, disse a gestora.

Veja as escolas contempladas:

E. JUVENAL GUIMARÃES TEIXEIRA
E. PROF. JOSÉ RIBEIRO PONTE
E. INDEPENDÊNCIA
E. SÃO JOAQUIM DO PACUÍ
E. EVILÁSIO PEDRO DE L. FERREIRA
E. PROF. ANTONIA SILVA SANTOS
E. JOSÉ FERNANDES DA SILVA
E. FLORENÇA TORRES DE ARAÚJO
E. OSVALDINA FERREIRA DA SILVA
E. FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO
E.Q.E JOSÉ BONIFÁCIO
E.Q.E PROFº DAVI MIRANDA DOS SANTOS
E.Q.E. TEXEIRA DE FREITAS
E.Q.E.SANTO ANTONIO DO MATAPI

Por: Anne Santos