Três chapas candidatas ao Grêmio Estudantil do Colégio Abner Pacini de Almas apresentam propostas em debate

Tocantins

09.04.2024

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, promoveu, na sexta-feira, 5, debate eleitoral entre as chapas concorrentes da Eleição do Grêmio Estudantil da unidade escolar. A ação, com o título ‘Diálogo democrático: o debate eleitoral do Colégio Abner Araujo Pacini’, teve como objetivo principal promover a participação ativa e consciente dos estudantes na escolha da liderança do Grêmio Estudantil. 

As chapas participantes foram: Jovens Visionários; Projeto Bem-Estar (PBE) e União Estudantil Planejando o Futuro (UEPF). O debate foi mediado pela orientadora educacional, Simone Azevedo, com apoio da coordenação pedagógica, e envolveu todos os estudantes da unidade escolar.

Simone Azevedo comentou sobre a participação no evento. “Tive a oportunidade de ajudar a garantir que as chapas concorrentes pudessem apresentar suas propostas de forma justa e equilibrada. Foi inspirador ver o interesse e a participação dos estudantes, que demonstraram comprometimento com a escolha da liderança do Grêmio Estudantil”, destacou.

A diretora da unidade escolar, Marizete Cardoso, explicou que a ação fortalece a democracia. “O debate proporcionou um espaço para o diálogo e a troca de ideias e também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de argumentação e pensamento crítico nos estudantes”, pontuou.

Já para a estudante da 3ª série do ensino médio, Geiza Ribeiro da Silva, o debate ajudou a conhecer diferentes propostas. “O debate me incentivou a refletir sobre as questões importantes que precisam ser abordadas no Grêmio Estudantil. Pude fazer perguntas aos candidatos e ouvir respostas, o que me ajudou a tomar uma decisão na hora de votar”, destacou.

O estudante Lailson Rodrigues Soares, da 1ª série do ensino médio técnico integrado em Administração, é um dos eleitos e comenta sobre a importância do debate. “O debate eleitoral me deu a oportunidade de ser eleito e me ensinou muito sobre liderança, trabalho em equipe e responsabilidade”, finalizou Lailson Rodrigues, que é o presidente do Grêmio e promete realizar o melhor trabalho possível.

Após o debate, que fortaleceu os valores democráticos, os estudantes participaram da votação. A chapa eleita foi a Jovens Visionários, com 41,03% dos votos.

 

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins