Trigésima oitava edição dos Jogos da Primavera será aberta nesta quinta-feira (31)

Sergipe

29.03.2022

O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e Cultura/Superintendência Especial de Esportes (Seduc/Supee), promove mais uma edição dos tradicionais Jogos da Primavera. A tradicional competição escolar do estado de Sergipe chega a sua 38ª edição e reúne alunos de escolas públicas e privadas do estado, com idades que variam entre 11 e 17 anos. 

A solenidade de lançamento oficial dos Jogos Da Primavera 2022 está marcada para as 9h do dia 31 de março, sendo realizada na quadra de esportes do Centro de Excelência Leandro Maciel, localizado no bairro Ponto Novo, em Aracaju. 

Os Jogos da Primavera têm como objetivo estimular a prática do esporte nas instituições de ensino, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno, não só com o esporte, mas também como função social, no desenvolvimento da cidadania. Além disso, a competição oferece  aos atletas a oportunidade de defender o estado em competições escolares nacionais, pois os Jogos da Primavera servem como seletiva para essas competições. 

A 38ª. edição dos Jogos da Primavera vem com algumas novidades e foi anunciada pela superintendente especial de Esporte, Mariana Dantas. “Traremos 24 modalidades esportivas, quatro das quais são novidades para essa edição, além de promover inclusão social, unindo alunos com e sem deficiência no mesmo esporte, a fim de que sintam como é fazer parte da paramodalidade. Nós entendemos que essa experiência é extremamente válida para nossos alunos atletas, visto que os Jogos da Primavera não são só disputa de medalhas, mas vêm com cunho de socialização, cooperação, integração e respeito mútuo”, garantiu Mariana Dantas.

Além das diversas novidades advindas dessa edição, como inclusão, integração e novas modalidades, os Jogos da Primavera, tem como objetivo também alcançar os 75 municípios do estado de Sergipe, com novo plano de expansão, levando assim, não só o futsal para o interior, mas o handebol, vôlei e basquete 3x3. Basta apenas as escolas estarem inscritas. Além das quatro modalidades novas, que são: Basquete 3x3, Parabadminton, Polo Aquático e Jiu-Jitsu, atletas de diferentes escolas terão a oportunidade de jogar no mesmo time, como também poderão se juntar ao time da paramodalidade de vôlei sentado, promovendo a inclusão.

“As expectativas para os Jogos 2022 são as melhores possíveis, uma vez que fizemos a última edição com um formato adaptado para possibilitar a seletiva a fim de nossos alunos participarem dos Jogos Escolares Brasileiros- JEBS, mas ainda assim foi longe do ideal. Então em 2022 chegamos com força total”, diz Mariana Dantas.

Inscrições 

Segundo o professor Wendel Ribeiro, coordenador de esporte estudantil da Supee, as inscrições estarão abertas em duas etapas, a primeira, segue no período de 31 de março a 18 de abril para o futsal, já para as demais modalidades, as inscrições irão de 31 de março a 16 de maio.

Modalidades 

Este ano, as modalidades em disputa são: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Basquete 3x3, Ciclismo, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Jiu-Jitsu, Karatê, Natação, Polo Aquático, Taekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia, Wrestling, Xadrez, Paratletismo, Paranatação, Parabadminton e Volêi Sentado.

Reunião técnica

Nessa segunda-feira,28, aconteceu a primeira reuniãoda Comissão Central Organizadora (CCO) com os coordenadores das diversas comissões e suas equipes, para definir os últimos detalhes para a 38° edição dos Jogos da Primavera. O evento é uma promoção do Governo de Sergipe por meio da Secretaria da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), com realização da Superintendência Especial de Esporte (Supee).

Na ocasião, as comissões de Finanças, Técnica Administrativa e Esportiva, Comunicação, Instalações Esportivas e Manutenção, Premiação, Solenidades de Abertura e Encerramento, Transporte, Saúde e Segurança Escolar e Alimentação pautaram estratégias e discutiram a logística de cada setor, para que tudo transcorra da melhor forma e a competição supere as expectativas. 

“A reunião  o momento que reúne toda equipe, engaja todo mundo para que tenham noção e dimensão do que são os Jogos da Primavera. Estamos em uma edição que irá ficar marcada, pela retomada da esperança, das expectativas. É uma competição cheia de simbolismo, estamos trazendo muitas novidades, mais inclusão. O foco principal dos jogos é fazer esse intercambio interescolar” garantiu Mariana Dantas.