Trilhas de Futuro abre perspectiva ao mercado de trabalho a mais de 70 mil alunos em Minas Gerais

Minas Gerais

11.03.2022

"Em uma jornada o mais importante é o primeiro passo. Minha vida ganhou outra realidade. Hoje eu durmo e sou capaz de sonhar”, diz William Sergio Martins Santiago, 40 anos, estudante do primeiro módulo do curso técnico de Enfermagem ofertado pelo Trilhas de Futuro. Este é um programa do Governo de Minas Gerais que, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e privadas de diversas regiões mineiras, como uma oportunidade de formação profissional para inserção no mercado de trabalho. A primeira edição do Trilha de Futuro, em 2021, ofertou mais de 70 mil vagas em 110 municípios.

O depoimento de William é marcante porque até pouco tempo ele vivia em situação de extrema vulnerabilidade social, há três anos em situação de rua, morando nas calçadas do centro da capital. Hoje ele integra a estatística do programa da forma mais inusitada. Caminhando pelas ruas, ele passou em frente a escola técnica Enferminas, em Belo Horizonte, e viu uma placa com a informação “Curso Técnico em Enfermagem Gratuito".

Segundo a diretora regional de ensino da Enferminas, Mariana Avendanha Victoriano, ele entrou para se informar e deixou o nome e contato no Centro de Atenção ao Aluno. No momento em que foi aberta a segunda chamada, a escola ligou para ele formalizar a matrícula. Hoje, segundo a diretora, William é um dos alunos mais dedicados do seu turno.

A oportunidade de profissionalização representou dignidade e mudança de vida. “Este jaleco é um escudo para mim. Eu voltei a ter esperança, otimismo. É a oportunidade da minha vida, de realizações, de ajudar o próximo com a minha profissão e ter estabilidade”, conta o estudante que atualmente mora em uma casa de acolhimento e vive com uma renda mensal de R$ 750 reais.

“A gente vive em um país com tantas desigualdades. Há tantas pessoas com talento e não têm oportunidades. O Trilhas de Futuro está sendo para mim, que estava no fundo do poço, luz para a minha vida. Eu quero ser um bom profissional, trabalhar com dignidade e no futuro ter a minha casa. Quando a gente trabalha, a gente tem dignidade”, ressalta William, que não vê a hora de começar a estagiar.

A Enferminas é uma das instituições credenciadas no Trilhas de Futuro e conta com cerca de 1.200 alunos matriculados no programa. A escola criou uma sala de atendimento psicopedagógico e de nivelamento para disciplinas específicas, como Português e Matemática. O intuito é dar assistência completa ao estudante que ingressa no Trilhas.

Além da formação gratuita alunos recebem ajuda de custo
Neste ano, na 2ª edição do programa, serão 40 mil novas vagas, em todas as regiões do estado e uma grande chance dos jovens alcançarem novas oportunidades no mercado de trabalho devido à capacitação. É o caso de Breno Francisco Lourenço Silva, de 25 anos, aluno do Trilhas, que ficou conhecendo o programa por informativo em uma rede social. O estudante escolheu o curso técnico de Informática do Senac Venda Nova, em Belo Horizonte.

“Sempre gostei de computador e tecnologias e escolhi um curso que é reconhecido no mercado de trabalho. Já estou com uma idade que preciso arrumar um emprego melhor, começar em uma carreira, então, para mim foi uma oportunidade de aprimoramento. O curso será um trampolim para que eu alcance novos conhecimentos e um bom trabalho”, planeja Breno.

Além da formação gratuita, o programa fornece uma ajuda de custo de R$18 por dia para vale-transporte e alimentação. “Quando a gente ainda não está inserido no mercado de trabalho, ter certos gastos é complicado financeiramente, nem sempre a família tem como bancar todos os custos. O projeto é uma grande oportunidade e, se não fosse o Trilhas, eu não conseguiria estudar neste momento”, pontua Breno.