TV Educativa do Pará entra no ar reforçando o aprendizado fora da escola

Pará

02.11.2022

A programação terá mais de 15 horas de aulas, de todas as disciplinas, e ainda programas de culinária, de variedades e videoclipes

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) colocou no ar, no canal 7.2, a TV Educativa do Pará, ferramenta que proporcionará o reforço escolar no ambiente familiar. A emissora conta com programação educativa nas 24 horas.

Segundo a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, a nova ferramenta, inicialmente, terá programação em 20 municípios, mas com projeto de expansão para muitos outros. Agora, há capacidade de alcance de 270 mil estudantes da rede estadual. 

Toda a transmissão do canal será feira pelo Sistema Educacional Interativo da Seduc (SEI), localizado em Belém. A estrutura televisiva já estava sendo utilizada para o ensino médio presencial com Mediação Tecnológica, disponibilizada em comunidades rurais para o reforço escolar, transmitido em TV aberta. Na tarde desta quinta-feira  (11), o parque tecnológico do SEI recebeu a visita dos alunos da Escola Estadual Palmira Gabriel, que conheceram os equipamentos utilizados na transmissão.

 

Para Júlia Duarte, aluna do 8º ano, "o que mais me impressionou foi o jeito que eles trabalham sobre a tela verde. Eu gostei bastante. É meio mágico e tem uma edição boa. É muito bom que possamos ter  um canal assim. A minha família não pode pagar alguém pra dar uma aula de reforço. Achei muito interessante e gostei bastante". 

"Muito legal essa estreia. A gente vai ter um reforço, sim, aqui de manhã e quando eu chegar em casa. Como eu estudo à tarde, amanhã eu posso assistir um pouco e aprender, vendo minhas matérias favoritas", completou a estudante Emily Vitoria.

 

Conhecimento - Na avaliação do coordenador do SEI, Fellipy Soares, "é um canal 24 horas, com conteúdos educacionais exclusivos para o aluno aprofundar, cada vez mais, os seus estudos. Uma TV diferenciada, que vai levar o mundo do conhecimento. Serão programas e aulas produzidos com todo o cuidado por professores e especialistas em educação".

Segundo a professora Elissandra de Brito Vilhena, "é mais um veículo que nós temos a serviço da educação. Que bom que nós temos esse canal com os recursos de acessibilidade para as pessoas com deficiência visual, pessoas com surdez, que contam com as legendas. Mas no nosso caso, especificamente, com audiodescrição".

Serviço: A TV Educativa do Pará está no ar 24 horas durante toda a semana, no canal 7.2, de forma gratuita. Na grade de programação, serão mais de 15 horas exclusivas de aulas em todas as disciplinas. Também haverá programas de culinária, de variedades e videoclipes.

Texto e Fotos: Ascom/Seduc