TV Web divulga ações de escola e comunidade de Castelo

Secretaria de Estado da Educação do ES

28.08.2019

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) João Bley, em Castelo, fazem coberturas de eventos e ações, tanto na escola quanto na comunidade, por meio de uma TV Web. Eles são responsáveis por transmissões ao vivo pela Internet de competições esportivas e cobertura como a da Festa de Corpus Christi do município, uma das mais tradicionais do Estado, na TV Web Atitude JB.

A TV Web teve início efetivamente em 2010 com o site atitudejb.com, onde eram disponibilizadas matérias, fotos, entrevistas com alunos, atletas e professores envolvidos nas atividades da escola. O trabalho teve continuidade e, todo ano, os alunos são convidados para participar.

Uma sala do ginásio da escola serve de estúdio para os trabalhos realizados por eles. As coberturas são feitas pelos corredores da escola, durante os intervalos das aulas, nas ruas do município e até mesmo em outras cidades. Para este trabalho, o grupo conta com o apoio do professor de Educação Física, Marcelus Khede, da professora de Sociologia, Camila Dalvi Venturim, e da professora de Química, Daniele Giori.

Camila destaca que o envolvimento dos alunos no projeto potencializa a comunicação e o trabalho em equipe entre os alunos. “Além disso, eles também lidam melhor com a questão de inteligência emocional, com o trabalho sob pressão e o comprometimento diante às responsabilidades com horário e prazos”, disse.

Novas coberturas

O grupo tem trabalhado em duas frentes: a inauguração da Escola e a fase final dos Jogos Na Rede, em Guarapari, em dezembro. Também pretendem fazer a cobertura de um Festival Paralímpico, em setembro, em Cachoeiro de Itapemirim e produzir um vídeo institucional sobre a escola.

Boas Práticas

O projeto já foi vencedor do Prêmio Boas Práticas na Educação da Sedu, do Prêmio Destaque na Feira Rural de Castelo e recebeu também a Honra ao Mérito na Câmara de Vereadores de Castelo. O grupo também participou da 2ª Conferência Mapa da Educação, em Brasília.

Texto: Geiza Ardiçon