Unicef e Consed debatem sobre a Agenda Criança Amazônia

13.03.2014

Secretários de Educação, integrantes da Amazônia Legal, traçam objetivos de desenvolvimento do milênio para a região com enfoque na infância.

    Consed participou, na tarde da última quarta-feira (12), de reunião na sede a Unicef, em São Paulo, juntamente com estados integrantes da Amazônia Legal. O termo se designa a uma área que engloba nove estados brasileiros pertencentes à Bacia Amazônica e a área de ocorrência das vegetações amazônicas.  Esses estados são Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Maranhão, Pará e Tocantins.

    A reunião teve como intuito construir agenda comum entre Consed e Unicef, de forma a alcançarem um objetivo comum entre as  instituições pela melhoria da educação pública a crianças e jovens da área que abrange a Amazônia Legal.

    Estiveram presentes a secretária de Mato Grosso, Rosa Neide Almeida; o secretário de Rondônia, Emerson de Castro; a secretária do Amapá, Elda Gomes Araújo; a secretária de Tocantins, Adriana Aguiar; a secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa; e os representantes das secretarias Maria Rita de Limado do Acre; Magaly Régis de Amazonas; Georgia Briglia de Roraima; Luiz Fernando Silva, Maranhão e; Lieurgo de Brito do Pará.

    Durante a reunião, foi apresentado pela Unicef um diagnóstico da evolução da educação no Brasil com dados das crianças da Amazônia Legal que estão fora da escola. Julia Ribeiro do Unicef enfatizou que não basta apenas o acesso a escola, mas é necessário dar ao aluno o direito de aprender. Completou dizendo que é importante que as etapas de: acesso a escola, permanência do aluno, aprendizagem efetiva e posteriormente a conclusão sejam efetivamente cumpridas.

    Foi levantado também, a partir da integração de ações entre os Governos Federal, Estaduais e Municipais, com ampla participação da sociedade civil, do setor privado e das organizações comprometidas com o desenvolvimento sustentável e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, a discussão como a AGENDA CRIANÇA AMAZÔNIA irá promover e avaliar um conjunto de ações que contribuam para o alcance dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio para todos, com prioridade na infância.