Unidade de ensino de Almas realiza campanha interdisciplinar de prevenção ao Aedes aegypti

Tocantins

09.12.2021

O Colégio Estadual Girassol de Templo Integral Agropecuário de Almas realizou nesta quinta-feira, 9, campanha voltada ao combate de focos do mosquito Aedes aegypti. A atividade interdisciplinar de prevenção contra o mosquito envolveu os componentes curriculares de Ciências, Biologia, Protagonismo, Estudo Orientado e Arte. 

A proposta é reforçar cuidados contra o mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika. A campanha envolveu os estudantes do ensino fundamental e médio e contou com exposição das obras de artes confeccionadas pelos estudantes sobre o tema e a participação em um concurso que elegeu os três melhores trabalhos. 

De início, os estudantes tiveram 15 dias para identificar e encaminhar foto de um possível foco da dengue, criadouro do mosquito (pneu, vasos, sacolas plásticas, pet e outros) localizado em seu bairro/setor. Em seguida, a proposta era que esse objeto fosse recolhido e transformado em arte sustentável. 

Como parte da ação, os estudantes fizeram produções de vídeos, apresentando o antes e o depois dos trabalhos, que foram encaminhados ao professor responsável pela ação por meio WhatsApp e/ou Telegram. Esses vídeos foram publicados no grupo virtual de turma e na rede social da escola.

Após a escolha dos três melhores trabalhos, os estudantes vencedores foram premiados com troféu e brindes pela escola, por meio de parceria/patrocínio, junto ao comércio local como forma de incentivo.

O professor Frederico Urcino destacou que a ação teve como objetivo dinamizar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, transformando-os protagonistas do seu processo de aprendizagem. “Nossa finalidade é adotar ferramentas diversas para que, combinadas, possam oferecer resultados melhores no combate ao Aedes aegypti”. 

A gestora da unidade de ensino, Marizete Cardoso, explicou que a campanha interdisciplinar é uma importante ferramenta para o enfrentamento das doenças dengue, chikungunya e zika. “Com medidas simples, podemos interromper o ciclo evolutivo do Aedes aegypti, principalmente, em tempo de pandemia, com o intuito de reduzir impactos na saúde da população”.  

Mirian Pereira Sousa, mãe de estudante da unidade de ensino, parabenizou a ação. “É uma iniciativa que deixa a população atenta para redobrar os cuidados visando eliminar possíveis criadouros do mosquito. Parabenizo a escola pela belíssima ação criativa e dinâmica”.