Unidade de ensino define ações para promover aprendizagem integral entre os estudantes

#Tocantins

27.10.2021

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

A equipe gestora e pedagógica do Colégio Estadual Girassol de Templo Integral Agropecuário, de Almas, realizou na última terça-feira, 26, conselho educacional participativo, em que foram definidas ações voltadas para promover o desenvolvimento da aprendizagem entre os estudantes com dificuldades.   

Participaram da reunião professores, alunos, pais, coordenação pedagógica, orientadores educacionais e equipe gestora, com o objetivo de analisar o desempenho, potencialidades e desafios dos estudantes, no contexto do processo de ensino e aprendizagem.

A reunião de caráter consultivo e deliberativo, voltado para a avaliação e o acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, estabeleceu algumas ações voltadas para promover a aprendizagem e preparar os estudantes para as avaliações externas. 

Para os estudantes com dificuldades em acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, serão realizadas aulas de reforço escolar, no contraturno; será intensificado o incentivo para os estudantes da 2ª e 3ª série participarem dos Aulões preparatórios para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, foi proposta a realização de um intensivão, às sextas-feiras, ao longo de todo o quarto semestre, com o objetivo de prepará-los para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e para o Enem.

Também serão realizadas visitas aos estudantes com déficit na frequência escolar. “Todas as ações foram definidas por meio do diálogo com a comunidade escolar, considerando as variáveis que influenciam na vida de cada estudante”, destacou a gestora da unidade de ensino Marizete Cardoso de Souza Freitas.

Conforme a orientadora educacional do Colégio Estadual Girassol de Templo Integral Agropecuário, Lucélia Marques de Sousa e Silva, todo o trabalho deve ser pautado no cuidado. “É importante zelar pela objetividade e não se perder em comentários desnecessários e/ou moralistas de ordem comportamental”, destacou.

O pai de um aluno da unidade de ensino, Arlei Alves Soares, destacou a importância da reunião. “O conselho participativo é um momento de avaliação formativa em que o estudante se vê ao mesmo tempo como sujeito e objeto da sua própria aprendizagem”, apontou.