Unidade escolar de Araguaína promove recreio dirigido envolvendo conhecimento de forma interativa

Tocantins

21.03.2024

O assunto Síndrome de Down foi tema do Recreio Dirigido, em que a escola Estadual Professor Alfredo Nasser de Araguaína trabalhou, na manhã desta quinta-feira, 21, o Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março por alusão a essa data. 

Durante as atividades, a escola buscou conscientizar, com essa ação, a quebra de estigma social e assim restabelecer atitudes de respeito para uma convivência coletiva em que as diferenças individuais deixem de ser motivos de desrespeito e bullying.

Entre as atividades desenvolvidas, os participantes foram desafiados a usar pares de meias de cores diferentes em cada pé, atividade que se alinha à campanha desse ano, que é voltada para simbolizar diferenças. A atividade é pedagógica e refere-se à condição genética causada pela presença de três cromossomos, 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois. Conhecida também como Trissomia do cromossomo 21.

Para participar do Recreio dirigido, antes, os estudantes são estimulados a buscarem alguns assuntos que serão discutidos. O estudante João Miguel, do 7º ano do Ensino Fundamental, ressaltou que “o momento de discussão é importante para reflexão e aprendizado na escola”.

A coordenadora de apoio de Programas e Projetos, Luziane Castro, destaca a importância da iniciativa. “É positivo trabalhar o intervalo com ações que agregam conhecimento e seja desenvolvido de forma lúdica, deixando a participação livre pelos estudantes nas atividades. Estamos aos poucos despertando a curiosidade dos estudantes sobre o que é viver e conviver com as diferenças, respeitando cada uma delas”, enfatizou.

A diretora da unidade escolar, Patrícia da Silva Sousa, elogiou a iniciativa. “Ações como essas são necessárias, pois acrescentam mais conhecimento, que podem ir além do currículo escolar. Além de despertar a curiosidade dos participantes, ao apontar que cada pessoa é um ser único e deve conviver respeitando as diferenças”, finalizou.

Síndrome de Down

O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012.

 

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins