Unidades de ensino das Regionais de Porto Nacional e Gurupi recebem equipamentos para modernização administrativa

Tocantins

20.01.2023

As unidades de ensino das Diretorias Regionais de Educação de Porto Nacional e de Gurupi receberam, nesta sexta-feira, 20, equipamentos de modernização para o corpo administrativo. A entrega dos computadores de mesa foi realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), durante visita do secretário executivo, Edinho Fernandes. 

Em Porto Nacional, 276 computadores de mesa foram entregues para as 42 escolas; já Gurupi, 63 unidades de ensino receberam um total de 314 computadores. O principal objetivo da iniciativa é a modernização dos administrativos, visando o impacto na qualidade do ensino ofertado nas unidades escolares.

O secretário executivo da Seduc, professor Edinho Fernandes, destacou a importância dos equipamentos tecnológicos para as unidades escolares. “Todas as escolas estão recebendo esses computadores, e também formação. Este ano de 2023 é muito intenso. Estamos melhorando as estruturas de nossas escolas. É uma determinação do nosso governador para melhorar todo nosso trabalho com os educadores. Precisamos chegar às pessoas e estamos seguros do trabalho que estamos realizando”, ponderou.

Mais de 11 mil estudantes, em 42 unidades escolares, de 13 municípios serão atendidos com o investimento na Diretoria Regional de Educação de Porto Nacional. O benefício para a Diretoria Regional de Gurupi irá alcançar quase 16 mil estudantes, matriculados em 63 unidades de ensino, localizadas em 18 municípios.

A diretora regional de Educação de Porto Nacional, Araíldes Pinto de Almeida, enfatizou a importância dos computadores para a agilização dos trabalhos burocráticos desenvolvidos nas unidades escolares. “Esses computadores irão atender uma demanda de trabalho do pessoal administrativo das escolas, com excelência. Estamos muito gratos pelo apoio do governador Wanderlei Barbosa e pelo cuidado especial do Fábio Vaz, pelo cuidado demonstrado para com a educação do nosso Estado”, pontuou.

Para Damaris Schwambach, supervisora das escolas da Diretoria Regional de Porto Nacional, os computadores novos trazem mais agilidade para o trabalho. “É muito importante para que o desempenho dos administrativos se modernize e seja mais eficaz”. Há quase dez anos as unidades de ensino não tinham os equipamentos substituídos. 

A diretora da Escola Estadual de Tempo Integral Dom Pedro II, Lucrécia Sílvia Costa Flores Brito, também da DRE de Porto Nacional, os instrumentos tecnológicos chegaram para contribuir com o desenvolvimento das atividades. “Com a utilização desses computadores, as ações serão implementadas no que se refere ao trabalho pedagógico, administrativo e financeiro, de modo geral representa um ganho significativo para a escola”, enfatizou. 

Em Gurupi, a ação de entrega de computadores foi elogiada pelo diretor regional Antônio Carlos Aparecido Barbazia.“A Diretoria Regional já havia recebido os equipamentos. Isso melhora muito o desenvolvimento das ações com mais agilidade e agora as unidades escolares também estão recebendo”, destacou o diretor.

No departamento de inspeção escolar, Jeane Lima Salatiel Alencar comentou sobre as vantagens dos computadores para os administrativos. “Agiliza o trabalho para o melhor atendimento ao público. O retorno é muito bom, no que se refere à prestação de um trabalho de excelência”, pontuou.

Alana Linhares Carvalho, diretor do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, ponderou que “as atividades dos servidores em relação ao tempo envolvido fica mais ágil no atendimento das demandas. Equipamentos modernos ajudam bastante”, afirmou.

O deputado eleito, Gutierres Torquato, acompanhou as atividades de entrega de computadores na Diretoria Regional de Educação de Gurupi. “Parabenizo a todos pelo trabalho na educação, valorização dos professores. Isso é uma política muito forte de valorização de todos os servidores. O que for necessário será discutido com os professores, estou à disposição para contribuir”, pontuou.

Modernização administrativa

O processo de modernização, dos equipamentos dos administrativos da Seduc e seus anexos, teve início em julho de 2022, com a distribuição de 2.000 computadores de mesa, um investimento de R$ 11.960.000,00 em equipamentos tecnológicos.

Este ano de 2023, está ocorrendo a modernização dos equipamentos para os administrativos das unidades escolares. Foram adquiridos 2.462 computadores de mesa para as escolas, um investimento de mais de R$ 11.867.000,00 em equipamentos tecnológicos.

 Abrão de Sousa/Governo do Tocantins