Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia apresenta plataforma para a gestão educacional

Ensino Superior

21.05.2019

Uma plataforma de gestão educacional do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software  (CPDS), localizado no campus de Jequié, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), foi apresentada na Secretaria da Educação do Estado (SEC), na última segunda-feira (20). A proposta é utilizar a expertise desenvolvida por estudantes e professores da universidade na área de Tecnologia da Informação e avaliar como pode ser aplicada na Educação Básica.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou que um sistema de gerenciamento escolar é um elemento estratégico para a rede estadual e que é fundamental conhecer, reconhecer e valorizar a produção tecnológica das universidades. "Estamos analisando empresas que possam oferecer essa ferramenta que possibilitem a dinamização da nossa gestão. Queremos uma integração com a Secretaria, os Núcleos Territoriais de Educação da Bahia (NTE´s) e escolas, além das redes municipais que tenham interesse neste regime de colaboração. Fora isso, ainda nos foram apresentados alguns produtos voltados a pesquisa e ao desenvolvimento de projetos estudantis que também temos interesse em aprofundar o entendimento", destacou.

A coordenadora do CPDS, Cláudia Ribeiro Lopes, falou sobre as expectativas de uma possível cooperação técnica. "Os projetos são fundamentais na formação dos estudantes da universidade na área de Tecnologia da Informação (TI) e proporcionam um incentivo na construção de uma propriedade intelectual baiana nesta área, na medida em que deixamos de ser consumidores para sermos produtores destas ferramentas. Por isso estamos abertos ao diálogo para entender as necessidades da Secretaria da Educação e adequarmos de acordo com a estrutura pedida", afirmou.