“Vemos de perto que a robótica muda a vida educacional dos nossos estudantes”, diz secretário ao visitar arena do II Festival de Robótica

Mato Grosso

17.11.2025

Claryssa Amorim | Seduc-MT

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, avaliou positivamente, a movimentação na arena do II Festival de Robótica, no Sesi Papa, em Cuiabá. O evento reuniu mais de 500 estudantes da rede estadual e do Sesi em atividades que estimulam a aplicação prática da ciência e da tecnologia, um cenário que, segundo ele, traduz o avanço da educação tecnológica no Estado.

Alan Porto visitou o evento na tarde da última sexta-feira (14.11). Na ocasião ele destacou que a robótica ocupa um espaço estratégico na formação dos alunos da rede pública, por desenvolver competências que extrapolam o conteúdo tradicional da sala de aula.

“É uma alegria enorme estar na arena do Festival de Robótica e ver de perto a dedicação, o brilho nos olhos e o potencial dos nossos estudantes. A robótica transforma a experiência educacional. O Governo do Estado tem investido para garantir que nossos estudantes tenham acesso a essas oportunidades. Hoje oferecemos kits de robótica, formação para professores e laboratórios estruturados”, destacou.

A experiência oferecida pelo festival também amplia a compreensão dos alunos sobre tecnologia, incentivando-os a explorar carreiras ligadas à inovação. Professores e famílias acompanham as atividades, reforçando a importância de uma educação que dialoga com o mundo contemporâneo e prepara os estudantes para os desafios futuros.

 

Nesta edição, o festival reuniu mais de 3 mil visitantes durante os três dias, em Cuiabá. Além de Mato Grosso, o evento recebeu estudantes e competidores de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Durante o evento, os estudantes participaram de partidas da FIRST® LEGO® League Challenge (FLLC), do Campeonato de Cubo Mágico, e apresentaram projetos na Mostra Científica, além de conhecer a FIRST® Robotics Competition (FRC), uma das maiores competições de robótica do mundo.

“Ver esse festival acontecer, com tanta energia e talento, é a confirmação de que estamos no caminho certo. A educação de Mato Grosso segue avançando, preparando nossos jovens para os desafios e possibilidades de um mundo cada vez mais tecnológico”, complementou.

A final das competições ocorreram no sábado (15) com premiação. O evento foi aberto ao público, gratuitamente. A etapa nacional do Festival de Robótica acontece no mês de março, em São Paulo.