Estudante da rede estadual de Alagoas coleciona títulos no jiu-jitsu

Alagoas

11.05.2023

Quem vê o sorriso tímido e gentil no rosto de Victor Leite não sabe que o estudante da Escola Estadual Geraldo Melo, de Maceió, é "uma fera". Quando sobe nos tatames, o jovem de 17 anos se revela uma das maiores promessas do jiu-jitsu nacional, colecionando títulos por onde passa. O mais recente foi em São Paulo: o ouro no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, disputado em Barueri, no final de abril, quando venceu na categoria Juvenil Pesadíssimo.

A história de Victor no esporte começou aos sete anos de idade, quando ainda sofria com a obesidade infantil. Desde então, o garoto descobriu uma paixão, e os resultados não demoraram a aparecer. Dez anos depois, o lutador faixa azul e que treina pela academia Toca do Guerreiro, no Tabuleiro do Martins, já soma 36 conquistas - dentre elas 25 medalhas de ouro.

"Este título é especial por ser uma competição dificílima e muito disputada. Sou muito grato aos meus professores do Toca do Guerreiro, pois, sem eles, eu não teria alcançado este resultado. Também agradeço a todos que fazem a Geraldo Melo por todo o incentivo e apoio que sempre me deram", destaca Victor, que é pentacampeão alagoano.

Foco e disciplina

O dia a dia do jovem campeão não é fácil. De segunda a sexta-feira , das 7h às 17h, ele estuda em regime de tempo integral na Escola Estadual Geraldo Melo, onde cursa a 2ª série de ensino médio. De lá, segue para academia e, depois, para o treino, chegando em casa por volta da meia noite. Uma rotina que, para muitos, é exaustiva, mas que Victor consegue cumprir graças ao foco e disciplina que desenvolveu no esporte.

 

"O jiu-jitsu nos ensina a ter confiança, autocontrole, foco, comprometimento e disciplina, valores que servem não só para o esporte, mas também para a vida. Também não descuido dos estudos, pois vida de atleta não é só treino: sou monitor de matemática e já comecei a estudar para o Enem. Pretendo cursar Educação Física ou Nutrição", revela Victor.

Próximos planos

 Victor, inclusive, já está focado em outras duas competições: o Fortaleza International Open, no Ceará, em junho, e o Sul-Americano de Jiu-Jitsu, que vai acontecer no Rio de Janeiro, em julho. "Continuarei na mesma pegada e ritmo para trazer mais títulos para Alagoas", garante.

E, para isso, não faltará a torcida da sua escola. "Victor é um jovem exemplar, focado tanto nos esportes, quanto nos estudos. Nossa escola é apaixonada por esporte. Temos diversos títulos no handebol, e Victor nos traz ainda mais alegria e orgulho com suas conquistas", conta, com orgulho, a diretora Maria Gomes.