“O estudante, quando está em casa, liga o telefone, usa o computador,
 acessa o whatsapp, fala com a mãe e ouve música, ou seja, faz uma série
 de coisas de forma bem dinâmica. Porém, quando chega à sala de aula, 
esse dinamismo acaba. O estudante fica olhando para o professor e nada 
mais. Isso é muito frustrante”. Esta reflexão e o desejo de uma educação
 que promova interação entre aluno e professor foi o que motivou o 
educador Victor Sérgio da Silva a participar da roda de conversa da 
“Virada Educação Minas Gerais” (VEM), realizada na quinta-feira (03),
 em Ponte Nova, no Território Caparaó.
A discussão apontada por Victor foi debatida com cerca de 120 
professores de escolas estaduais vinculadas às Superintendências 
Regionais de Ensino: Ponte Nova, Carangola, Caratinga, Manhuaçu, Nova 
Era, Ouro Preto e Ubá. Juntos, os docentes pensaram em alternativas para
 tornar o ensino básico mais atrativo. “Temos alunos digitais e escolas 
analógicas. Para mudar esse quadro, o aluno precisa que o professor leve
 a interatividade para a sala de aula. Se o professor conseguir mediar 
momentos mais significativos para o aluno, a escola também vai conseguir
 chegar ao seu momento digital e teremos resultados incríveis”, avalia o
 professor Vitor.

Movimento
 sediado em Ponte Nova ocorreu nesta quinta-feira (03) e contou com 220 
participantes da rede estadual. Foto: Hudson Menezes ACS/SEE
A troca de experiências e o debate de problemas comuns às escolas 
também foi compartilhada por cerca de 100 estudantes, em sua maioria, do
 ensino médio. “Um problema que é comum a muitas escolas está 
relacionado à formação dos professores. Tem escola em que a aula de 
Química é dada por um professor formado em Zootecnia. O problema é que a
 Química que esse professor explica está relacionada com formação 
profissional dele. O professor com formação em Química tem didática, 
sabe passar o que deve ser explicado”, avalia Mateus Mendes Adão, 17 
anos, aluno da Escola Estadual José Lourenço de Freitas, em Viçosa.
Aqueles que não puderam concluir seus estudos na idade regular também
 marcaram presença na Virada. Aos 21 anos, Marciano Miranda de Jesus 
cursa o nono ano do ensino fundamental e sabe que o estudo é o 
passaporte seguro para um futuro de conquistas. “Meu futuro depende do 
estudo e por isso levo muito a sério. Levo a escola como minha 
prioridade. Eu posso estar trabalhado e chegar tarde e, com isso, às 
vezes, não dá tempo de pegar o ônibus, então, pego a moto e vou assim 
mesmo. É pela importância do estudo em minha vida que estou na Virada”, 
disse.
Legado
A ação que marcou o início da Virada Educação no Território Caparaó 
terminou, mas o debate e multiplicação dos temas destacados em Ponte 
Nova agora vão para cada escola. “Quando fui convidada pela escola para 
estar na Virada, assumi o compromisso de voltar com sugestões e novas 
ideias, podendo assim levar aos nossos alunos um ensino de qualidade e 
um ambiente mais agradável”, avalia a professora da Escola Estadual 
Professor Cândido Gomes, em Alvinópolis, Vera Lúcia Moreira.

Virada Educação no Território Caparaó foi realizada na última quinta-feira. Foto: Hudson Menezes ACS/SEE
O compromisso também foi firmado pela estudante Hellen Lazarino 
Oliveira Vilela, da Escola Estadual Caetano Marinho, em Ponte Nova. “Foi
 uma experiência inesquecível e é muito bom ver gente que pensa igual a 
mim e acha que a educação mineira precisa de várias mudanças, porém 
precisa de incentivo para essas mudanças. Por mais que muitos de nós não
 presenciemos essa nova educação, tomara que a nova era de estudantes 
presencie e saiba que nós demos a nossa pequena contribuição”, desejou a
 estudante de 16 anos.
A expectativa por dias melhores para a educação no Estado é reforçada
 por Gustavo Luis Sobrinho da Silva, 16 anos. “As pessoas que estiveram 
aqui representaram as cidades e o bem maior que tem uma escola: o aluno.
 Estou acreditando muito nesta proposta, porque o que é bem planejado 
traz bons frutos”, destacou o aluno da Escola Estadual Doutor Otávio 
Soares, em Santa Cruz do Escalvado.
VEM
O movimento buscar debater o ensino básico na rede estadual e a forma
 de torná-lo mais atrativo aos estudantes, principalmente do ensino 
médio. As rodas de conversa representam uma etapa da Virada e objetivam a
 discussão do tema a partir de dinâmicas e atividades com estudantes e 
educadores. Para mais informações sobre as rodas de conversa da Virada 
Educação Minas Gerais em outros territórios do Estado acesse o site: 
http://novotempo.educacao.mg.gov.br.
No próximo dia 19 será realizado o ‘Dia da Virada Educação Minas 
Gerais’, um momento de reflexão e coroamento desta nova etapa da 
Educação em Minas Gerais, em que escolas, professores alunos e 
comunidade assumem o pacto por uma educação melhor, com base na conexão 
de saberes, práticas, competências e vivências dos sujeitos que compõem 
este universo. A data seria o dia em que o educador Paulo freire 
completaria 94 anos.