Volta ao Novo: Educação retoma parceria focada no desenvolvimento de competências socioemocionais

Tocantins

25.01.2021

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) dará continuidade às atividades da parceria implementada em 2020, com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais de professores e estudantes, o programa ‘Volta ao Novo’. Em 2021, a inciativa conta com uma nova programação, que visa apoiar o aprofundamento teórico sobre a temática com formações para os educadores.

Para dar início ao novo ciclo, será realizada uma live na próxima quarta-feira, 27, no canal do YouTube TV Seduc. O encontro tem início às 16h e terá como foco a apresentação da iniciativa, que irá capacitar 37 técnicos da sede da Pasta, além de técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) para replicação nas escolas da rede estadual.

O evento contará com a participação da titular da Seduc, professora Adriana Aguiar; Emílio Munaro, vice-presidente de desenvolvimento Global e Comunicação do Instituto Ayrton Senna (IAS), instituição responsável pelo desenvolvimento do Programa; e também a especialista de formação do IAS, Silvia Lima.

Programa

O programa Volta ao Novo é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), que tem como foco a preparação de educadores e estudantes de todo o País para o retorno das aulas presenciais.

Organizado em cinco módulos que focam em macrocompetências, consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno, como a resiliência emocional, engajamento com os outros, abertura ao novo, amabilidade e autogestão.