Ano letivo de 2024 inicia nesta segunda-feira para a rede estadual de ensino

Roraima

05.02.2024

Nesta segunda-feira, 5, terá início o ano letivo de 2024 para as escolas da rede estadual de ensino. A volta às aulas conta com o retorno de mais de 78,9 mil estudantes matriculados nas escolas da capital e interior.

A data segue o Calendário Escolar da rede estadual de ensino, e a etapa inicial foi marcada com a Jornada Pedagógica que reuniu mais de 2 mil professores em 9 polos de formação entre os dias 31 janeiro e 1º de fevereiro.

“Nós aguardamos por todo o corpo discente. As escolas estão preparadas para recebê-los, abastecidas com merenda de qualidade. Nossa expectativa é que todos os alunos compareçam ao início das aulas. Os pais que ainda buscam por matrícula, a Central continua funcionando”, disse a diretora do Departamento de Educação Básica, Nildete Melo.

Equipes de apoio logístico e pedagógico estão preparadas para atenderem aos alunos e professores nos próximos dias. 

Nas comunidades indígenas as escolas também iniciam as aulas no dia 5 de fevereiro, exceto 79 escolas que possuem calendário diferenciado. Para estas, o ano letivo de 2023 terminará no dia 11 de março, e o ano letivo de 2024 inicia no dia 20 do mesmo mês.

Escolas em reforma

O Colégio Estadual Militarizado (CEM) Professora Elza Breves de Carvalho, em Boa Vista, é a única escola da Capital que continua em ensino híbrido devido à reforma na unidade. Em Rorainópolis, a Escola Estadual 1º de Maio inicia as aulas com calendário diferenciado em razão de reforma na unidade.

Outras escolas também estão em reforma, porém seguem o calendário normalmente, são elas: Escola Estadual Mário David Andreazza, atualmente localizada no prédio das Faculdades Faceten, Antônia Coelho de Lucena, Diva Alves de Lima, Fagundes Varela, CEM Camilo Dias, CEM Jaceguai Reis Cunha, Escola Estadual Henrique Dias (São João da Baliza), CEM Dom Pedro II (Iracema), CEM João Rogélio Shuertz (Caracaraí) e Escola Estadual Raimundo Carlos Mesquita (Cantá).

Escolas em revitalização, como é o caso do CEM Tancredo Neves e Escola Estadual Antônio Ferreira de Souza, de Boa Vista, 1º de Maio (Rorainópolis) e Antônio Carlos Mesquita (Cantá), passam por últimos ajustes para entrega ainda no primeiro bimestre letivo.

Calendário Escolar

O ano letivo terá 203 dias, cumprindo o que determina a legislação educacional vigente. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado na edição n° 4552 e pode ser consultado no site da publicação, no dia 31 de outubro de 2023, e é válido para toda a rede estadual de ensino.

Conforme o Calendário, o primeiro bimestre segue até o dia 22 de abril, totalizando 51 dias letivos. O segundo bimestre vai de 23 de abril a 2 de julho, totalizando 49 dias. O primeiro semestre encerra com 100 dias letivos.

O recesso escolar do meio do ano está previsto para o período de 1º a 17 de julho. O terceiro bimestre vai de 22 de julho a 30 de setembro com 50 dias letivos, e o quarto e último bimestre letivo será de 1° de outubro a 17 de dezembro com 53 dias. O segundo semestre encerra com 103 dias letivos.

O período entre 18 a 20 de dezembro está reservado para a recuperação final, e as férias do final do ano serão de 26 de dezembro a 24 de janeiro de 2025.

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed