Webinário da Unesco discute papel da gestão e das redes educacionais a partir de experiências de sucesso

Tocantins

19.08.2021

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Com o lançamento das publicações ‘Educação básica no Brasil: gestões que superam obstáculos’ e ‘Boas práticas de gestão em educação municipal: o caso de Oeiras, Piauí’, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) promoveu nesta terça-feira, 17, o webinário ‘Gestão escolar e de redes de ensino’. O seminário virtual discutiu o papel da gestão e das redes educacionais.

Na abertura, a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, destacou que as duas pesquisas, construídas a partir de estudos de caso, se complementam e servem como base de dados e evidências para apoiar o debate nacional e o desenvolvimento das políticas públicas necessárias para fortalecer a educação básica brasileira.

“A Unesco segue firme e empenhada em divulgar boas iniciativas, como as que vemos aqui hoje. Acreditamos que a análise de boas práticas e de gestão escolar pode contribuir para a inspiração de outros atores educacionais, para que revejam seus próprios modelos de gestão. No caso de Oeiras, a pesquisa nos ensina quando sistematiza e analisa o conjunto de políticas educacionais recentes que estão na base dos avanços e resultados expressivos que foram alcançados pela rede municipal, como o destaque na Olimpíada de Matemática”, ponderou.

Representando a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc), Adriana Aguiar, a gerente de Gestão Educacional na Pasta, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Lêda Tomazi, participou do debate final e repercutiu a importância da avaliação do trabalho exercido para melhoria da educação.

“O Consed recebe com satisfação o fato de as escolas laureadas no Prêmio Gestão Escolar no ano de 2017 tenham sido tomadas como espaços referenciais para o desenvolvimento de pesquisa. O conteúdo lançado nesse evento está em consonância com as ações do Consed, que desenvolve políticas voltadas ao desenvolvimento de competências dos gestores como o Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares, o Progestão. As publicações trazem evidências coletadas que são significativas e ressaltam a importância e a utilidade da avaliação contínua da gestão escolar, como garantia da educação básica de qualidade, porque não se faz gestão sem dados e sem análise”, pontuou.

Também participaram do debate os gestores convidados José Roberto Ribeiro Junior, coordenador-geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), e Marcia Aparecida Baldini, dirigente municipal de educação de Cascavel/PR e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)/PR. 

A live pode ser conferida no canal do YouTube UnescoPortuguese.

Exposições

Com moderação do sociólogo e consultor do setor de educação da Unesco no Brasil, Wagner Santana, a programação contou com apresentações dos expositores Rebeca Otero, coordenadora do setor de educação da Unesco no Brasil; Tiana Tapety, secretária Municipal de Educação de Oeiras, Piauí; Juliana Rohsner, diretora da Escola Jones José Nascimento, Serra, Espírito Santo; Maria Julia Azevedo, gerente de implementação de projetos do Instituto Unibanco.